Digitalização sem tréguas

Nº 274 | Julho/Agosto 2022
Os processos de digitalização da indústria têxtil e vestuário são já um tema inevitável, mas, mais do que isso, são uma realidade que está a trazer novas oportunidades e uma maior sustentabilidade às empresas, como prova a TMG Textiles.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Na mais recente edição do Jornal Têxtil, conheça os vários projetos voltados para a digitalização da ITV, alguns inseridos em projetos mobilizadores, como o STVgoDigital, outros dinamizados por entidades que trabalham em paralelo com o sector, como o Shift2Future, e outros ainda no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), como o [email protected] - Pacto de inovação para a digitalização do STV, assim como empresas tecnológicas nacionais que estão a dar cartas neste âmbito, de que são exemplos a Smartex, a sampLess e a PlatformE.

Saiba ainda que passos têm dado as empresas portuguesas da indústria têxtil e vestuário neste sentido, nomeadamente a Valérius, a Somelos, a Adalberto, a Riopele, a Tintex, a Becri e a TMG Textiles, esta última em discurso direto, numa entrevista com o administrador Manuel Gonçalves.

Mas há muito mais para ler nesta edição que acompanha as férias de muitos profissionais da indústria têxtil e vestuário, como a história de sete décadas e três gerações da especialista em reciclagem Sasia, a entrevista a Miguel Pedrosa Rodrigues, administrador da empresa de confeção Pedrosa & Rodrigues, as iniciativas de sustentabilidade implementadas pela Salsa, a nova aposta da Inovafil, as inovações da Lunartex, o crescimento da Cordex e os investimentos do HR Group na internacionalização.

Fique ainda a par dos principais destaques na mais recente edição da feira de têxteis-lar Heimtextil, onde a Polopiqué se apresentou pela primeira vez, e dos pontos debatidos na conferência “Têxtil do Futuro - Desafios para o crescimento sustentável”, promovida pela APLOG, e conheça a marca de meias Sir Tile e as perspetivas de Estelita Mendonça, um designer que é já uma certeza da moda nacional.

Antes de avançar para uns mergulhos no mar, espreite ainda as páginas de conjuntura, com uma análise aprofundada das exportações nacionais desta indústria, e a publirreportagem dedicada à sustentabilidade, com as propostas da Eastman Naia e da Kornit Digital, esta última representada em Portugal pela Tajiservi.

Uma edição recheada de boas notícias que pode ler nas férias ou no regresso ao trabalho depois de um merecido descanso. Se ainda não é assinante, aproveite a oportunidade e faça já a sua subscrição para garantir que recebe todos os meses, em casa ou na empresa, o seu exemplar.