Em busca do ouro

Nº 263 | Julho/Agosto 2021
Um cenário com 10 mil milhões de euros de volume de negócios e 8 mil milhões de euros de exportações é a meta para 2030 da indústria têxtil e vestuário, de acordo com o estudo da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal apresentado no Simpósio da ITV.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Este cenário de ouro faz parte dos três cenários revelados no estudo “Visão Prospetiva e Estratégias ITV 2030”, que foi apresentado no mais recente Simpósio da ITV, a 29 de junho, e que pode conhecer mais detalhadamente na edição de julho/agosto do Jornal Têxtil.

Dividido em diversas partes, o estudo faz ainda a análise da situação atual e das prioridades do sector, enumeradas durante o evento pela diretora-executiva da ATP, Ana Paula Dinis, assim como das tendências mais macro a nível social e de consumo, reveladas pelo consultor de marketing e comunicação Daniel Agis.

Um ponto de partida para o debate que se seguiu, com Manuel Gonçalves, administrador da TMG, António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE e Luís Todo-Bom, gestor e professor do ISCTE, assim como para o Discurso do Estado do Sector, proferido pelo presidente da ATP, Mário Jorge Machado, perante o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Em entrevista posterior, que pode ler nesta edição, Mário Jorge Machado confessa que o cenário de ouro é muito ambicioso, mas destaca que há oportunidades para a ITV e aponta medidas para o Estado implementar de forma a criar um ambiente propício ao investimento e ao crescimento do negócio desta indústria.

Noutras notícias, conheça a coleção da Paulo Oliveira para a primavera-verão 2022, a casa nova da Hata, a tricotagem do grupo Tintex, o lado verde da Mundotêxtil, e a estratégia da Benoli, que está a relançar a marca própria.

Saiba também como está a correr o regresso às feiras presenciais, nomeadamente as parisienses Fashion Rendez-Vous, organizada pela Première Vision, e a Texworld Evolution Paris - Le Showroom, sob a batuta da Messe Frankfurt France. Prepare-se ainda para a próxima edição da feira de calçado Micam, que baseia a sua comunicação para o futuro na história da Cinderela e do seu sapatinho de cristal.

Não perca ainda as páginas de conjuntura para acompanhar os altos e baixos da economia, do mercado das matérias-primas e das exportações, nem o suplemento, que nesta edição é dedicado à sustentabilidade e apresenta soluções como a fibra Naia Renew, a gama Sustainable 360 da Chargeurs PCC, o merchandising desportivo da FORteams, a impressão digital da Kornit, o programa #WearTheChange da C&A e os recursos mais amigos do ambiente da JF Almeida.

Leituras imperdíveis para antes ou depois das habituais férias de verão. Se não é assinante do Jornal Têxtil, não espere por setembro e faça já a sua subscrição para garantir o seu exemplar todos os meses, em casa ou na empresa.