Excelência industrial

Nº 223 | Dezembro 2017
Adalberto, Calvelex, Crispim Abreu e Polopique foram as quatro empresas que abriram as portas aos 33 designers que participaram no Fashion Design Competition. Promovido pelo CENIT, o concurso integrou a iniciativa Porto.ModaPortugal, que incluiu ainda a conferência Design & Sourcing in Europe e a entrega dos Prémios de Excelência Empresarial.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



A cidade do Porto acolheu de braços abertos a iniciativa promovida pelo CENIT com o apoio da ANIVEC e do Compete 2020, com muitos atores da ITV a reunirem-se para discutir o design e o sourcing no Palácio da Bolsa.

O mesmo espaço foi o palco da consagração dos jovens designers europeus provenientes de 14 escolas e oito países, com os prémios máximos a serem entregues ao belga Cyril Bourez, na área do vestuário, e ao português Daniel Gonçalves, no calçado.

Já os Prémios de Excelência Empresarial foram atribuídos à Impetus, Petratex, Trotinete, IVN/Salsa, La Paz, Luís Buchinho, Polopique, Vieira & Marques (Pocargil), Confetil e Ginetex, cada uma reconhecida por critérios diferentes, que pode ficar a conhecer na edição de dezembro do Jornal Têxtil.

Para além da reportagem minuciosa de todos os eventos da iniciativa Porto.ModaPortugal, esta edição do Jornal Têxtil traz muitos outros presentes a combinar com a época natalícia.
É o caso da entrevista com Pedro Gonçalves, o atual diretor da Lenzing para os mercados ibéricos e da América do Sul e o único português no grupo austríaco, que revela os valores e os projetos de expansão da líder mundial na produção de fibras celulósicas.

Também em entrevista, um outro português de sucesso – Rodrigo Siza Vieira, nomeado no início do ano diretor-geral da filial espanhola da Lectra, que acumula com a direção da Lectra Portugal – elogia a fileira têxtil nacional e desvenda os planos da multinacional de origem francesa para colocar a indústria 4.0 ao serviço das empresas.
O Jornal Têxtil esteve ainda em Como, Itália, a acompanhar o lançamento da Monna Lisa Evo Tre, a mais recente solução para estamparia digital que inclui cabeças de impressão da Epson, corantes da For.Tex e a precisão da construção da F.lli Robustelli.

Já em Portugal, fique a par dos passos dados pela Penteadora no campo dos têxteis técnicos, da parceria entre a Smart Inovation e a Focor na luta contra os mosquitos, dos trunfos de sustentabilidade do Moretextile, do crescimento da A. Ferreira & Filhos e dos novos voos da marca infantil Andorine.

Antecipamos também o que pode encontrar nas próximas edições das feiras alemãs Heimtextil, onde estarão 83 empresas lusas, Ispo Munich, que conta com 44 expositores portugueses, da Gallery e da Panorama Berlin, onde são quatro os representantes nacionais.

Para terminar uma edição recheada de boas notícias, conheça as principais conclusões da 7.ª edição do Inretail Congress, que decorreu em Oeiras, e os principais números da economia portuguesa e da indústria têxtil e vestuário, analisados à lupa nas nossas páginas de conjuntura.
Aproveite este final de ano e, se ainda não é assinante do Jornal Têxtil, faça já a sua subscrição (aqui) para assegurar a informação mais rigorosa sobre toda a indústria têxtil e vestuário.