Horizonte 2022

Nº 268 | Janeiro 2022
Do sourcing ao retalho, passando pelas matérias-primas, consumo, moda e tecnologia, são muitos os desafios e oportunidades que se colocam às empresas, como a Chargeurs, nos próximos 12 meses.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Na primeira edição do ano, o Jornal Têxtil faz uma breve resenha do que se passou em 2021 e revela as perspetivas de alguns empresários para 2022. Recorrendo à informação de entidades de referência como a McKinsey & Company, a Deloitte e o gabinete de tendências WGSN, desvendamos ainda as oportunidades e desafios que a ITV portuguesa poderá encontrar em 2022, com foco em áreas como o sourcing, as matérias-primas, o retalho, o consumo, a moda e a tecnologia.

Uma análise igualmente feita por António Martins, diretor da Chargeurs Ibérica, que em entrevista se mostra otimista para o corrente ano.

A edição de janeiro traz ainda muito para ler em diferentes áreas, das fibras ao calçado, passando pelos fios, tecidos, têxteis técnicos, têxteis-lar e vestuário. Conheça as investigações nacionais que estão a dar luta aos mosquitos e a criar impressão 4D com recurso a bactérias, assim como a criar EPIs médicos reutilizáveis, este último um projeto da Tintex que junta também o CITEVE, a Pafil e a Coltec.

As empresas e marcas portuguesas, de resto, continuam a inovar de várias formas. Saiba em que nova área de negócio está a investir a Riopele, como a Adalberto reformulou o clássico conceito de camisa, como a Torres Novas dá vida nova a tolhas velhas, como a Wolf & Rita está a ficar mais adulta, como a Shoevenir criou um conceito de calçado diferente, como a Onwork, a Blanky e a Oui Kiki se estão a expandir, como a Familitex vai crescer, como a Mundifios se está a tornar mais eficiente, como a 5D está a investir em novas tecnologias e como a The Ugly Duck se quer diferenciar no mercado.

Visite ainda a casa da marca de autor Béhen, fique a par da investigação nacional que está a desenvolver redes de pesca menos poluentes e espreite a inovação que vem de fora, quer com algodão antifogo e poliamida menos poluente, quer com vestuário que aproveita a luz solar para carregar os dispositivos eletrónicos do utilizador.

Na tecnologia, os softwares da Lectra e da Gerber estão cada vez mais próximos e mais fáceis de usar; nas feiras há novas datas para a Première Vision e para a Micam, enquanto a Filo já colocou online as tendências que vão marcar a estação.

Confira igualmente os números da conjuntura e espreite a publirreportagem Guia das Empresas, com as soluções avançadas da BWD e da F3M.

Se uma das suas resoluções de ano novo é estar mais informado e atento ao que se passa na indústria têxtil e vestuário, a subscrição do Jornal Têxtil é o primeiro passo para a cumprir e garantir que recebe mensalmente o seu exemplar, na empresa ou em casa.