Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantesPara fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo. |
O maior projeto de inovação conjunto da indústria têxtil e vestuário chegou ao fim no final do ano passado, mas as soluções desenvolvidas deverão ter uma vida depois
do processo de desenvolvimento. Nesta edição do Jornal Têxtil, damos a conhecer as 17 soluções finais, divididas por cinco áreas de atuação, ou PPS (Produtos, Processos, Serviços): Digitização e Desmaterialização; Novos Materiais; Novas Estruturas; Têxteis Eletrónicos; e Economia Circular.
O Texboost foi liderado pela Riopele, ela própria envolvida em duas das soluções finais, prosseguindo um caminho de inovação que se tem intensificado nos últimos anos, levando a produtos que geram verdadeiramente vendas. José Alexandre Oliveira, presidente-executivo da empresa, coloca, de resto, a I&D no centro da estratégia, juntamente com a chegada de sangue novo, a transmissão de conhecimento e o investimento em novas tecnologias e automação, como revelou em entrevista.
Nesta edição de março do Jornal Têxtil conheça também as iniciativas de sustentabilidade da Tearfil e da JF Almeida e a nova coleção da Troficolor para a primavera-verão de 2022.
Saiba também quem é a mais recente cliente do sistema de inspeção automatizado da Smartex e como a Leiper, em parceria com a marca Blanky, está a diversificar a sua produção.
Quanto aos mercados, os produtores europeus são os menos otimistas em relação à retoma, o mercado das t-shirts deve continuar a crescer nos próximos 10 anos, a economia portuguesa fechou o ano com uma redução do défice comercial mas com muitos desafios pela frente, as exportações da indústria têxtil e vestuário, tal como esperado, caíram em 2020 e, numa manobra surpreendente, a Lectra adquiriu a Gerber Technology para criar um colosso na área das soluções industriais inteligentes.
Antes de fechar esta edição, espreite o suplemento Anti-Covid, com as soluções desenvolvidas para combater o vírus de entidades como a Labfit e Pharmapoli, Tajiservi, Indexcity, HeiQ, Apcer e Polygiene.
Tudo isto para ler nas páginas do Jornal Têxtil de março. Se não é assinante, ainda vai a tempo de fazer a sua subscrição e garantir que recebe todos os meses, em casa ou na empresa, toda a informação da indústria têxtil e vestuário, de Portugal e do mundo.