Portugal marca pontos no vestuário

Nº 227 | Abril 2018
A convenção anual da IACDE; que se realizou no Porto, reuniu especialistas internacionais que anunciaram as tendências que irão marcar a indústria do vestuário e deixaram elogios ao know-how, capacidade tecnológica e visão das empresas portuguesas.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Inovação, robotização, indústria 4.0 e sourcing de proximidade foram alguns dos temas que estiveram em debate na convenção da IACDE - International Association of Clothing Designers and Executives, onde Roland Schuler cedeu o lugar na presidência da associação a Lodovico Zandegù. Antes, contudo, falou com o Jornal Têxtil sobre o rumo da associação e da indústria no futuro próximo, e deixou elogios às empresas nacionais, nomeadamente à P&R Têxteis, que, juntamente com a Crialme, esteve em destaque no evento.

Além da cobertura total da convenção da IACDE, esta edição de abril do Jornal Têxtil traz ainda uma entrevista imperdível a Jorge Pereira, CEO da produtora de fios e linhas de costura Lipaco, que num espaço de cinco anos deu o alto para a internacionalização e para a industrialização, onde promete continuar a investir.

As empresas nacionais continuam, de resto, a ser motivo de notícia e pelos melhores motivos: a Gierlings Velpor reforçou a aposta na estamparia digital; a A. Sampaio continua a ser premiada internacionalmente – o galardão mais recente foi recebido na Performance Days –; a Olbo & Mehler foi distinguida duas vezes no Índice de Excelência 2017 da consultora Neves de Almeida; a Coltec está a preparar a mudança para novas instalações; a Sorema está em expansão, tanto física como digital; a Piubele aumentou a produção; a Envicorte comprou novos equipamentos; a Phi Clothing tem novos destinos “de sonho” entre o seu portefólio de clientes; a Flor da Moda reforçou o seu “cluster”; a BB95 – Fábrica de Chapéus está a lançar-se num negócio de venda online; e a Marjomotex recebeu a certificação GOTS.

As notícias, contudo, não param aqui, com o Jornal Têxtil a acompanhar todos os eventos relacionados com o sector, como a conferência “Nanotecnologia: do Norte de Portugal para o mundo, o marketing na afirmação dos novos descobrimentos do século XXI”, organizada pelo CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e pelo INL - Iberian Nanotechnology Laboratory, e a conferência “O retalho no mercado do Reino Unido e o segmento de sourcing de vestuário”, organizada pelo CENIT em parceria com a Anivec.

Fazemos ainda o périplo pelas principais inovações das empresas nacionais de malhas, como a LMA, a Island Cosmos, a NGS Malhas, a Tintex e a Trimalhas, analisamos o fenómeno da fast fashion e damos palavra à nova geração de designers portugueses.

E como “em abril, notícias mil”, acompanhe ainda os números do barómetro do CENIT e as principais notícias internacionais, como os investimentos da Hyosung numa nova unidade produtiva de elastano ou as matérias-primas mais sustentáveis que estão a chegar ao mercado.

Espreite ainda o suplemento “Fibras Dinâmicas”, com as propostas de produtos e serviços do QualityLab, da Creora e da IFG Drake.

Motivos mais do que suficientes para ser assinante do Jornal Têxtil. Se ainda não o recebe na sua empresa ou em casa, não perca mais tempo e faça a sua subscrição (aqui).