Recorde das exportações anima Modtissimo

Nº 270 | Março 2022
O salão português reuniu as empresas da indústria têxtil e vestuário nacional que, depois de um recorde de exportações no ano passado, lidam atualmente com alguma incerteza no curto prazo, como deu conta a Goucam.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Quase em jeito de celebração de um ano extraordinário para as exportações portuguesas de têxteis e vestuário, que alcançaram um novo recorde, ultrapassando os 5,4 mil milhões de euros, a mais recente edição do Modtissimo, que regressou à Exponor, encheu-se de otimismo.

Expositores como a Paulo Oliveira, Somelos Tecidos, Modelmalhas, Lectra, Tajiservi e Messe Frankfurt mostraram-se agradados com o novo espaço de reunião da ITV nacional, que na segunda edição do ano deverá voltar à Exponor e, quem sabe, trazer novidades, como antecipou o diretor do Modtissimo, Manuel Serrão.

Nesta edição de março do Jornal Têxtil, fique a par de alguns dos eventos que marcaram o salão português, incluindo as iTechStyle Talks e a apresentação da revista Green Wave, parte da iniciativa Sustainable Fashion From Portugal, da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, mas também do panorama geral para as empresas portuguesas do sector ao nível dos negócios e exportações, incluindo o balanço do ano passado da Clariause, da João Pereira Guimarães, da Paula Borges, da Marjomotex e da Vandoma.

Conheça ainda em mais profundidade as perspetivas para este ano da Lipaco, da Adalberto, da Têxteis Penedo, da Twintex e da Goucam, com esta última a pôr em destaque as dúvidas que ainda pairam no mercado, que estão a atrasar encomendas e a levar a mais ponderação nos investimentos, como revelou, em entrevista, o CEO José Carlos Castanheira.

Trazemos ainda inúmeras notícias da indústria têxtil e vestuário, tanto em Portugal como no estrangeiro. No âmbito nacional, saiba quais são as mudanças trazidas pela reestruturação do curso de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, onde as empresas passam a ter um papel importante, e que oferta de serviços o Departamento de Engenharia Têxtil tem para o sector. Não perca ainda as novidades da TMG, Tectex, Darono, Tiva, Givec, Guimanos, Scripta e Alec Group (que reúne as empresas de confeção Alec, GBTX e Gabritex e as valências da empresa de tinturaria e acabamentos Iris).

Para se manter atualizado em relação ao panorama internacional, não deixe de ver quais foram as inovações selecionadas para o programa de aceleração de inovação da Fashion for Good, acompanhe o crescimento dos mercados de têxteis inteligentes e de denim e perceba como os NFTs podem ajudar a melhorar as vendas online.

Não perca ainda as mais recentes novidades ao nível das feiras internacionais, quer nos balanços da Filo, da Texworld e da Première Vision, quer na antevisão da edição especial da Heimtextil.

Tudo isto e muito mais na edição de março do Jornal Têxtil. Se não é assinante, faça já a sua subscrição para receber mensalmente, em casa ou na empresa, o seu exemplar.