Sustentabilidade e competitividade de mãos dadas

Nº 277 | Novembro 2022
A 10.ª Convenção Europeia do Têxtil e Vestuário e o 24.º Fórum da Indústria Têxtil exploraram a ligação intrínseca entre os dois conceitos, uma ideia que empresários portugueses como Paulo Melo, presidente do grupo Somelos, já defendem há vários anos.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Na edição de novembro do Jornal Têxtil, revelamos tudo o que se passou durante a 10.ª Convenção Europeia do Têxtil e Vestuário da Euratex, que teve a companhia do 24.º Fórum da Indústria Têxtil, organizado pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Fique a par dos momentos mais relevantes destes dois eventos, que tiveram lugar em simultâneo no Porto, incluindo as intervenções de Pedro Siza Vieira, ex-Ministro da Economia e da Transição Digital, no papel de key speaker, e de Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, e Ricardo Silva, CEO da Tintex, enquanto oradores nos dois painéis principais dedicados à sustentabilidade e competitividade, onde estiveram também responsáveis de diversas empresas internacionais.

Fazemos também a resenha dos quatro workshops dedicados à responsabilidade alargada do produtor, ao passaporte digital dos produtos, à reciclagem e à etiquetagem, onde, entre outros, participou António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE.

Não perca ainda a reação de alguns dos responsáveis da Euratex às visitas realizadas às empresas TMG Automotive, Riopele e JF Almeida, assim como aos centros tecnológicos CITEVE e CeNTI, nem a entrevista ao presidente da Euratex, Alberto Paccanelli, sobre este evento, mas também sobre as medidas que estão a ser tomadas em Bruxelas sobre a indústria têxtil e vestuário.

Damos igualmente voz às empresas portuguesas que marcaram presença na plateia deste evento conjunto, com Nöel Ferreira, administrador da A. Ferreira & Filhos, Miguel Domingues, diretor comercial e de I&D da ATB, Manuel Gonçalves, administrador do grupo TMG, e Miguel Pedrosa Rodrigues, administrador da Pedrosa & Rodrigues, a darem o seu ponto de vista sobre o tema da sustentabilidade e competitividade, que orientou a convenção.

Também Paulo Melo, presidente do grupo Somelos, comenta o evento, numa entrevista onde fala também sobre os desafios e as oportunidades futuras para a empresa que lidera, em particular, e a ITV portuguesa, no geral.

Esta edição tem muitos outros motivos de interesse, incluindo a entrevista com Fernando Merino sobre o mercado turco, a inovação que tem sido levada a cabo no desenvolvimento de produto por parte da Mundotêxtil ou as oportunidades geradas pela estamparia digital que foram referidas durante as Kornit Talks promovidas pela Tajiservi.

Não perca ainda as novidades e iniciativas da Joaps, da Lima & Companhia, da Marjocri, da Sanmartin e da Texser, fique a par do projeto de Cidade Têxtil que se pretende criar em Barcelos e, nas feiras, conheça as tendências da próxima edição da feira de têxteis-lar Heimtextil e o balanço da feira de fibras e fios Filo, onde participou a Polopiqué.

Antes de fechar as páginas desta edição, espreite o barómetro da economia portuguesa e os números das exportações para a indústria têxtil e vestuário, assim como o sobe e desce (agora mais focado no desce) das matérias-primas, nomeadamente do algodão e da lã.

Tudo bons motivos para não perder este número do Jornal Têxtil. Se não é assinante, ainda vai a tempo de fazer a sua subscrição e garantir que recebe, todos os meses, em casa ou na empresa, a informação que faz a diferença para o seu negócio.