Têxteis portugueses à volta do mundo

Nº 224 | Janeiro 2018
No sempre agitado início do ano, o Jornal Têxtil acompanhou as empresas portuguesas pelos grandes certames internacionais, da Heimtextil à Ispo Munich, com passagem pela Panorama Berlin, Ethical Fashion Show, Pitti Bimbo e Munich Fabric Start, numa edição onde faz a ainda antevisão da Texworld e da Première Vision.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



Num verdadeiro périplo non-stop pelas principais capitais da moda em janeiro, a viagem começou na Heimtextil, onde os primeiros contactos garantiram prenúncios de bons negócios para as empresas de têxteis-lar nos próximos 12 meses. Entre as 83 empresas nacionais presentes em Frankfurt, a Lameirinho iniciou as celebrações dos 70 anos de história – que serão completados em maio –, a Fateba deu conta de novos mercados, a Mundotêxtil apresentou-se sob o signo da sustentabilidade e a Crishome revelou o seu lado mais artístico.

De Frankfurt para Berlim, a Panorama Berlin comprovou ser uma boa aposta para as empresas portuguesas de vestuário e calçado, com a A-Line, a Felmini, a Portuguese Flannel e a Softinos a marcarem presença na feira.

Na mesma cidade e até nas mesmas datas – de 16 a 18 de janeiro –, foi a moda ética a destacar-se, com nove marcas nacionais, entre as quais a Marita Moreno, Light Factory, Kozii, Näz e Elementum, a mostrarem as suas credenciais “verdes”.

Já em Itália, foram 20 as marcas nacionais de moda infantil que estiveram na 86.ª edição da Pitti Bimbo, onde Patachou, Kaleidoscope e Knot brilharam.

De regresso à Alemanha, mas em Munique, 43 empresas constituíram a seleção nacional, numa comitiva onde a inovação se destacou, como provaram as 36 amostras selecionadas para o fórum Ispo Textrends. O Jornal Têxtil acompanhou a primeira visita do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e revela, nesta edição de janeiro, os novos produtos de empresas como a Inovafil, Heliotêxtil, Tintex, A. Sampaio & Filhos, Joaps, LMA, Lipaco, Island Cosmos, Fitor, Barcelcom e P&R Têxteis.

Conheça ainda o sucesso dos 30 expositores portugueses na Munich Fabric Start, de onde a Tintex veio com mais um prémio. Fitecom, 6Dias e Sanmartin apresentaram também as novas coleções e mostraram-se satisfeitas com os resultados.

Com janeiro fechado, é a vez de antecipar as próximas viagens, onde Paris estará em destaque com a realização, quase em simultâneo, das feiras Texworld e Première Vision. A primeira contará com a 6Dias como expositora enquanto na segunda serão 62 os nomes lusos no catálogo de expositores, prontos a mostrar as propostas para a primavera-verão 2019.

Com muitos quilómetros percorridos e uma história de seis décadas de sucesso indiscutível, a Somelos Tecidos está mais globetrotter e trendsetter que nunca. Mário Domingues, presidente da empresa, explica, em entrevista, como é que se mantém um negócio presente nos cinco continentes na crista da onda, numa estratégia onde a inovação e a indústria 4.0 têm um lugar de destaque.

Analise os números mais recentes da economia e da indústria nas nossas páginas de conjuntura e espreite as propostas da Informa D&B, da Lectra, da F3M e da myPartner na publirreportagem Guia das Empresas.

Se ainda não é assinante, comece o ano da melhor forma e faça já a sua subscrição (aqui) para garantir informação de qualidade sobre a indústria têxtil e vestuário nos próximos 12 meses.