Início Arquivo

Domingos de Sousa & Filhos Apresenta Projecto

A Domingos de Sousa & Filhos, S.A., promove hoje, nas suas instalações na Gandarela (Santo Tirso), a sessão de apresentação do projecto «Reduzir Custos: Melhorar Operação por Robotização». Trata-se de mais um projecto desenvolvido no âmbito das Medidas Voluntaristas do Programa IMIT, tendo como principal objectivo potenciar o sector de tinturaria de fios desta empresa através da robotização dos movimentos de bobines, melhorando assim a operacionalidade e reduzindo os custos de produção. Esta empresa tem vindo a potenciar a sua secção de tinturaria de fios, para o que automatizou todos os seus aparelhos de tingir e dotou a instalação de um sistema central de monitorização e pilotagem. Automatizou também totalmente a cozinha de tinturaria, com sistemas doseadores de corantes e de produtos químicos e auxiliares e com um sistema de distribuição dos produtos às máquinas. Os objectivos definidos para este projecto foram os seguintes:

  • A robotização das operações manuais de carga e descarga dos porta-materiais, carga e descarga dos hidroextractores, alimentação dos secadores de micro-ondas e descarga e paletização destes. Dado que será sempre necessário um operador na tituraria, considerou-se dispensável a movimentação dos porta-materiais por ponte rolante.
  • A dotação da empresa com os necessários meios de hardware e software para realizar o que anteriormente se propõe. As acções implementadas no âmbito do referido projecto incidiram sobre as seguintes áreas: robotização da instalação de tinturaria de fio, adaptação de equipamentos para a sua robotização, alteração do “lay-out” da instalação, ligação do software de robotização ao sistema informático central e aumento da capacidade de armazenagem de corantes. A solução encontrada não constitui uma robotização total mas, em conjunto com a automatização já feita na cozinha de cores, minimiza o pessoal a utilizar na instalação, reduzindo-o a um único operador que, em qualquer caso, teria que existir.
  • Em síntese, o grande objectivo estratégico deste projecto é a operacionalidade do sector de tinturaria de fio, tanto para melhorar o circuito de produção de atoalhados de felpo, cujo fornecimento ao mercado constitui a missão principal da empresa, como para potenciar a venda de fios tintos e a prestação de serviços de tinturaria. A Domingos de Sousa & Filhos, S.A. iniciou a sua actividade em 1961, dedicando-se ao fabrico de colchas para o mercado Interno e para as ex-colónias. Após a entrada de Portugal na CEE, a empresa concretizou um projecto global de ampliação, modernização e racionalização dos sectores de produção, comercialização e administração, com o apoio do Programa PEDIP, tendo concretizado igualmente investimentos num sistema de cogeração, que proporcionou uma redução acentuada nos custos energéticos. A empresa tem actualmente um capital social de 2.493.990 Euros e emprega 157 trabalhadores, estando certificada com a Norma ISO 9002 atribuída pelo IPQ. Em termos do investimento envolvido no projecto apresentado hoje, o mesmo foi apoiado pelo Programa IMIT, tendo as respectivas verbas sido subsidiadas a fundo perdido, numa percentagem de 43,4%. Este projecto foi concebido e realizado por uma equipa constituída por elementos da própria empresa, em conjunto com a V-Sistemas Informática, constituindo a primeira automatização total de uma tinturaria de fio em Portugal, tornando a sua operação praticamente independente dos respectivos operadores.