Beatriz Julião e Niuka Oliveira, ambas formandas do Modatex no curso de Design de Moda de Lisboa e do Porto, respetivamente, ganharam a medalha de bronze na profissão de Tecnologias da Moda, no Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills. «A organização do Euroskills procurou reforçar a ideia que os jovens que escolhem os percursos de qualificação profissional são uma (nova) espécie de heróis. No nosso caso este “heroísmo” é também sinal de convicção e crença num projeto de vida, numa vida com futuro», afirma José Manuel Castro, diretor do Modatex, que destacou ainda a relevância deste resultado e desta competição para a valorização da formação profissional de jovens em Portugal.
O evento, que decorreu entre 22 e 26 de setembro na cidade austríaca de Graz, reuniu centenas de jovens com idades inferiores a 25 anos, provenientes de vários países europeus, que competiram pela oportunidade de arrecadar uma medalha na respetiva profissão. A edição deste ano contou com a participação de 19 países, com 45 profissões em competição, agrupadas em seis sectores, onde cerca de 400 jovens demonstraram as suas competências.
Em Graz, a dupla de formandas do Modatex disputou com cinco equipas – Áustria, Rússia, Polónia, Estónia e Letónia – uma prova com a duração de 18 horas, que integrou quatro módulos, onde os concorrentes tiveram que testar as suas competências em design de moda, modelação, corte e confeção. No final defenderam oralmente e em 10 minutos a proposta desenvolvida.
A performance da representação nacional no Campeonato Europeu das Profissões foi bastante positiva, uma vez que dos 18 concorrentes em 12 profissões, Portugal obteve três lugares de pódio e conquistou seis medalhas de excelência.