Início Notícias Moda

E os vencedores são…

Os vencedores da 3.ª edição do Porto Fashion Film Festival foram conhecidos na noite de sábado no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Os filmes promocionais envolvendo a Sr. Prudêncio, Fall-Safe, Parfois e Futah Beach Towels foram alguns dos premiados pelo júri internacional.

Numa noite de gala, com anfitriões de luxo – incluindo a atriz Rita Blanco, na apresentação dos prémios, e o ator Óscar Branco como animador – e um cenário arquitetónico de excelência, o Porto Fashion Film Festival, uma iniciativa da Associação Selectiva Moda em parceria com a produtora audiovisual Farol de Ideias, embarcou numa viagem por filmes de moda do mundo inteiro e entregou os prémios da edição de 2016 aos melhores, selecionados entre mais de 100 candidaturas de 22 países.

«O festival já vai na terceira edição, está mais consolidado e as pessoas já começam a conhecer. Por outro lado, o facto de termos aberto a categoria internacional contribuiu para termos o dobro dos filmes, porque só com essa categoria chegaram-nos filmes dos cinco continentes – demos a volta ao mundo», explicou Estela Rebelo, diretora-executiva do festival, ao Portugal Têxtil, realçando ainda a qualidade cada vez maior dos filmes a concurso e o papel didático do evento. «É uma ferramenta em que as marcas devem investir para comunicar o seu ADN, para comunicar o seu tom, para chegar ao público, para fazer sentir o público, porque é um meio de comunicação muito sensorial», sublinhou.

Divididos em quatro categorias – filmes internacionais, filmes de autor, filmes de têxteis técnicos e filmes de marca –, os projetos a concurso foram avaliados por um júri internacional composto por Braz Costa, diretor-geral do Citeve, José Murciano, diretor e criador do Madrid Fashion Film Festival (o festival parceiro desta edição do Porto Fashion Film Festival), José Pedro Sousa, realizador português, Kathryn Ferguson, realizadora irlandesa, Luís Buchinho, designer de moda, e Patrícia Barnabé, chefe de redação da Vogue Portugal.

Na categoria de filme internacional, o prémio para melhor filme foi entregue a “Style”, enquanto na categoria de autor foi “Moov”, de Pedro Pacheco e Paulo Gomes, o selecionado.

Nas marcas, o galardão de melhor filme ficou com “The Ordinary Tasks of the Super Human”, a campanha de promoção da coleção da Sr. Prudêncio. «Interessava-nos explorar esta ideia de homens bastante ocupados, com uma vida profissional muito ativa, mas que, ao mesmo tempo, têm de tratar da imagem e do corpo. Daí esta ideia de personagens que estão no ginásio mas que, ao mesmo tempo, têm que assinar papéis e fazer imensas tarefas do quotidiano, que se vão sobrepondo umas às outras até ficarmos um bocado sem tempo para a nossa própria vida», afirmou João Pedro Filipe, fundador da Sr. Prudêncio, ao Portugal Têxtil. O filme tem sido apresentado noutros concursos, incluindo em Berlim, onde arrecadou o prémio por melhor música original. «É importante para a marca que o investimento em comunicação também entre noutros circuitos um pouco menos mainstream, mas que nos dá algum alento para continuar a produzir e a fazer campanhas com interesse, não só para nós ou para o público que consome a marca, mas para outras alternativas de divulgação da marca», referiu.

Ainda nas marcas, o filme “Home is…”, da Parfois, venceu a melhor fotografia e “Freedom”, da Futah Beach Towels, mereceu a distinção para melhor realizador.

O prémio na categoria de têxteis técnicos foi entregue a “Ícaro”, da Fall-Safe, e o prémio Vogue – que resulta do voto do público online – foi entregue a “Ícarus”, de José Lemos, que conta com o contributo da jovem designer Inês Torcato e com o stylist Nélson Vieira como modelo. «É uma honra receber este prémio. Acho que nos assenta muito bem. É o prémio do público e é para ele que nós trabalhamos», afirmou o produtor do filme, Marco Miranda, no discurso de aceitação do prémio.

No encerramento em festa, a promessa do regresso ficou assegurada. «Para o ano acho que vai ser melhor e espero ter novidades para contar. Tentamos sempre que haja uma novidade em cada ano. No primeiro ano, não tínhamos têxteis técnicos. No segundo criamos essa categoria. No terceiro, que foi esta edição, tivemos o internacional. Portanto, a quarta edição só pode ser melhor», concluiu Estela Rebelo.

Lista completa de vencedores

Filme Internacional

Melhor Fotografia: Ashley Barron por Midnight Walk

Melhor Realizador: Renata Sette por Anthropos

Melhor Filme: Style (vídeo não disponível)

Filme de Autor

Melhor Fotografia: Pedro Bravo e Márcio Simões por A Very Famous Actress

Melhor Realizador: Márcio Simões por BRW Bohemian Workout Routine

Melhor Filme: Moov

Filme de Têxteis Técnicos

Melhor Filme: Ícaro

Filme de Marca

Melhor Fotografia: João Simões e Gustavo Carvalho por Home is…

Melhor Realizador: Roger Serrasqueiro por Freedom

Melhor Filme: The Ordinary Tasks of the Super Human

Prémio Vogue: Icarus