Início Notícias Retalho

El Corte Inglés diversifica negócio

O grupo de distribuição espanhol quer lançar uma divisão financeira para oferecer fundos de investimento e planos de pensão aos seus clientes. O El Corte Inglés está em negociações com a Abante Asesores.

[©El Corte Inglés]

A cadeia espanhola El Corte Inglés quer diversificar o negócio e criar uma divisão de serviços financeiros de modo a ampliar a oferta de serviços prestados aos seus clientes, face ao impacto da pandemia de covid-19. Para já o projeto passa por criar uma gestora de ativos patrimoniais, estando em negociações com a Abante Asesores, escreve o espanhol El Confidencial.

Segundo afirmam fontes próximas do grupo espanhol, a ideia inicial seria desenvolver o projeto de forma interna, mas o presidente de o El Corte Inglés, Víctor del Pozo, preferiu optar por uma forma mais rápida e eficaz e para tal pretende aliar-se a uma empresa que já domine o mercado e tenha experiência no sector.

O parceiro mais lógico seria o Banco Santander, com quem o El Corte Inglés partilha o capital da financeira, a filial através da qual concede créditos pessoais aos seus clientes, mas a relação com a entidade presidida por Ana Botín passou por momentos delicados, sobretudo depois da questão da titularidade de uma base de dados com informação de 12 milhões de clientes do El Corte Inglés.

Mas as águas acalmaram recentemente, pelo que o grupo de distribuição espanhol, que ainda não tomou uma decisão definitiva, quer ainda explorar várias alternativas, bem como medir as reações colaterais que terá uma parceria com outro sócio na sua “joint-venture” com o Santander.