Início Notícias Retalho

El Corte Inglés entra no top 10 da sustentabilidade

O crédito de 2 mil milhões de euros angariado pela cadeia espanhola é o sexto maior no ranking da sustentabilidade de 2020 em todo o mundo.

ECI em Valladolid [©ECI]

O empréstimo do El Corte Inglés assinado com a banca no passado mês de fevereiro coloca o grupo no ranking das empresas mais sustentáveis em 2020. Segundo dados de Dealogig, divulgados pelo jornal Expansion, o empréstimo sindicado pelos maiores bancos mundiais é o sexto maior do mundo assinado com critérios sustentáveis no primeiro semestre do ano.

A lista é encabeçada pelos mais de 5 mil milhões de euros “verdes” concedidos à energética Enel, em maio.

A transação do El Corte Inglés está catalogada como sustentável porque os pagamentos estão ligados ao desemprenho da empresa na defesa do meio ambiente. O grupo comprometeu-se perante os bancos a cumprir determinadas métricas a favor da luta contra as alterações climatéricas. Caso alcance esse objetivo, a cadeia espanhola diminuirá em 2,5 pontos base o custo do financiamento.

Santander, BBVA, BNP Paribas, Bank of America, CaixaBank, JPMorgan, Intesa Sanpaolo, Société Générale, UniCredit, Goldman Sachs ou Deutsche Bank fazem parte do sindicato bancário.

A modalidade eleita pelo El Corte Inglés é uma das duas possibilidades que permitem que um empréstimo tenha o selo da sustentabilidade.

O grupo espanhol é um dos poucos representantes do comércio que assinou este empréstimo, já que a maioria das empresas estão ligadas ao sector energético, transportes, químicos e banca.

A operação de financiamento do El Corte Inglés, para além de ser a única verde em Espanha, é também a maior que se realizou em Espanha durante o primeiro semestre em termos absolutos.