Foi aprovado, recentemente, um projecto apresentado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (ADRAVE) ao Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), com o objectivo primordial de dotar as mulheres desempregadas e/ou à procura do primeiro emprego, activas empregadas em risco de desemprego e/ou interessadas na criação do próprio emprego, licenciadas ou bacharéis, das competências técnicas necessárias à concepção e desenvolvimento de projectos empresariais, bem como apoiá-las, sob a forma de consultoria, e apoio financeiro directo, na fase de criação efectiva do seu próprio emprego/negócio, e proporcionar-lhes a pertença a uma rede de informação inter-empresarial.
Este projecto foi aprovado pelo POEFDS, Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, no Eixo 4, na Medida 4.4 Promoção da Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres, acção-tipo 4.4.2.3 Apoio ao Empreendedorismo de Mulheres.
O projecto concretiza-se em duas fases distintas, mas complementares, assentes em quatro componentes. Numa primeira fase, há lugar à realização de formação profissional para a criação de negócios. Numa segunda fase, após conclusão da formação com aproveitamento, há lugar à consultoria com vista à concepção do Plano de Negócios e aos apoios específicos para a criação efectiva de empresas, por parte das Mulheres que tiverem frequentado a formação, bem como a criação de uma rede de informação inter-empresarial.
A componente da formação assenta na realização do curso Empreendedoras de Negócios, composto por duas acções de formação, ambas destinadas a mulheres licenciadas ou bacharéis, sendo uma destinada a mulheres desempregadas e/ou à procura do primeiro emprego, em horário laboral, e outra destinada a mulheres activas empregadas, em risco de desemprego e/ou interessadas na criação do próprio emprego, em horário pós-laboral.
Os objectivos fundamentais da formação são os de dotar as formandas de competências na criação e gestão de negócios, bem como apoiá-las na identificação e concretização da ideia de negócio, e proporcionar-lhes as ferramentas para o início da elaboração do plano de negócios.
Numa segunda fase, terá lugar a consultoria com vista à concepção do Plano de Negócios de cada empresa a constituir, a concessão de um prémio de arranque a cada um dos projectos, bem como o estabelecimento de uma rede de informação inter-empresarial.
Trata-se de um projecto de promoção do potencial de empreendedorismo numa região onde, tradicionalmente, se criam muitas empresas, designadamente PMEs e micro-empresas, com a particularidade de contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e de contribuir para a ascensão das mulheres a lugares de chefia, lugares-chave na gestão, e ao estatuto de empresárias.
Por outro lado, ao beneficiar mulheres licenciadas/bacharéis, desempregadas e/ou à procura do primeiro emprego, ou em risco de desemprego, apoiando-as, técnica e financeiramente, na criação de empresas, no âmbito deste programa, esta-se a contribuir para a redução do desemprego que se regista neste território, particularmente neste grupo de pessoas com nível de formação superior, por um lado, e a estimular a capacidade criativa e empresarial, por outro.
Este projecto terá início com o arranque da componente formação, que se prevê já para o início do mês de Abril.
Entretanto, a ADRAVE está a receber as inscrições até ao próximo dia 23 de Março de 2005. As inscrições podem efectuar-se pessoalmente, na sede da ADRAVE, sita na Av. Barão da Trovisqueira, nº 358, r/c, em V.N. de Famalicão, por telefone (252 302 600), e no site da ADRAVE: www.adrave.pt.
A ADRAVE tem como objectivo a modernização da Base Económica, Social e Cultural do Vale do Ave através da elaboração de estudos e projectos e do desenvolvimento de Acções destinadas a contribuir para a introdução de factores de correcção no tecido Social e Económico da Região, assumindo simultaneamente o papel de Agente dinamizador e incentivador.