As empresas inquiridas para a Customer Care Campaign da Messe Frankfurt revelaram preferir os eventos presenciais, sendo que 30% são também favoráveis aos formatos híbridos.
«Este é um claro voto de confiança para os eventos presenciais. Apenas 3% dos inquiridos querem ver os eventos a serem completamente online. Com efeito, 67% dos nossos clientes gostariam que os eventos fossem apenas presenciais, com mais 30% a expressar uma preferência por formatos híbridos. No total, 97% dos nossos clientes continuam convencidos que os eventos presenciais são um componente essencial das feiras», aponta Wolfgang Marzin, presidente e CEO da Messe Frankfurt.
Este foi o segundo inquérito realizado neste âmbito, tendo o primeiro sido realizado no ano passado. «Não só os nossos clientes estavam ansiosos por partilhar a sua visão, como há também um aumento acentuado na confiança entre o primeiro e o segundo inquérito. Muitos dos nossos clientes viram a sua situação financeira melhorar marcadamente durante esta altura. Houve também um aumento da capacidade de participar em feiras nacionais e internacionais, tanto agora como no futuro. Ambos fatores deixam-nos muito otimistas aqui na Messe Frankfurt. Os nossos clientes ainda estão aqui», acrescenta Wolfgang Marzin.
Retoma completa em 2022
No ano passado, a Messe Frankfurt teve uma enorme queda no volume de negócios, que se ficou por 257 milhões de euros, em comparação com cerca de 736 milhões de euros em 2019, resultando num prejuízo líquido de 122 milhões de euros. Ainda assim, organizou 153 eventos, incluindo 46 feiras e exposições (em 2019 foram 155), com mais de 33 mil expositores e 1,2 milhões de visitantes.
«Se a situação pandémica continuar a melhorar, temos confiança que seremos capazes de recomeçar completamente em todas as áreas em 2022. Temos como objetivo vendas de mais de 500 milhões de euros», revela o CEO da Messe Frankfurt.
No segmento têxtil e tecnologias têxteis, contudo, o regresso à cidade alemã está marcado apenas para o próximo ano, com a feira de têxteis-lar Heimtextil, agendada para 11 a 14 de janeiro de 2022. Antes, e fora da Alemanha, a Messe Frankfurt organiza ainda a Gartex Texprocess India, em Nova Deli (6 a 8 de agosto de 2021), a Techtextil North America, em Raleigh (de 23 a 25 de agosto), a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, a Interextile Shanghai Home Textiles e a Yarn Expo, em Xangai (de 25 a 27 de agosto), a Techtextil India, em Mumbai (de 1 a 3 de setembro), a Heimtextil Russia e a Techtextil Russia, em Moscovo (de 14 a 16 de setembro), a Intertextile Shenzhen Apparel Fabrics, em Shenzhen (de 3 a 5 de novembro) e a ASFW, que junta a Texworld, Apparel Sourcing e Texprocess, em Addis Abeba ( de 3 a 6 de dezembro).