Início Notícias Marcas

Enlata Bags: de trapos a tendência

Do nome ao produto, a marca portuguesa Enlata Bags está impregnada de memórias da região onde nasceu. Fabricadas de forma artesanal a partir excedentes têxteis, as bolsas da Enlata Bags dialogam com os tapetes e as latas de conservas da Póvoa de Varzim.

«Todos os materiais considerados excedentes da indústria têxtil podem ser utilizados: algodão, malha, tecidos mistos, etc., e são recolhidos nas várias visitas que fazemos periodicamente a empresas têxtis da nossa região», revela, ao Portugal Têxtil, Maria Vasconcelos, que ao lado de Graça Ramalho integra a dupla fundadora da Enlata Bags. O nome foi escolhido em alusão às conserveiras da Póvoa de Varzim e cada uma das propostas foi batizada com referências à atividade piscatória ou segundo uma cidade poveira. Há, por isso, os modelos “Âncora”, “Cruzeiro” ou “Farol”, “Cividade”, “Junqueira” e “Terroso”.

Aproveitando os desperdícios da indústria têxtil – que também dão origem aos famosos tapetes de trapilhos de Terroso –, a marca de acessórios femininos está já a conquistar os coordenados das amantes de moda com preocupações ambientais em países como Brasil, EUA, Holanda e Bélgica.

O design e a confeção das peças monocromáticas com aplicação de berloque estão nas mãos das duas fundadoras. Graça e Maria fazem as carteiras à mão e só os fechos são aplicados numa fábrica em Felgueiras. E porque na Enlata nada se perde, os excessos das bolsas dão origem aos porta-chaves “Vela”.

Há ainda a possibilidade de personalizar as peças, «para eventos específicos em que as pessoas pretendem para determinado visual um adereço em consonância», explica a cofundadora, acrescentando que a cliente pode selecionar a cor e o berloque que pretende conjugar na clutch – o modelo de bolsa privilegiado na Enlata Bags.

No primeiro mês do negócio, «as vendas excederam em 17% as expectativas», com o mercado nacional a dominar as encomendas, mas com expedições para moradas internacionais praticamente desde o arranque. «O feedback recebido é muito positivo e promissor», afirma Maria Vasconcelos ao Portugal Têxtil sobre a marca apresentada em junho.

As Enlata Bags vendem-se online e o seu leque de preços varia entre os 29,90 e os 69,90 euros. As clutches coloridas estão também à venda em espaços multimarca em Viana do Castelo, Guimarães, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto e, brevemente, em Braga e Lisboa.