Início Notícias Moda

Ensino da moda em discussão

A Universidade Lusófona acolhe o primeiro simpósio sobre o ensino da moda. O evento terá lugar no dia 3 de junho, no Porto, e reunirá professores, investigadores, industriais e empresários para debater a formação superior em design de moda.

[©Unplash/Chalo Garcia]

Subordinado ao tema “Ensino da Moda e a ITV – Formação de Talentos para a Fileira da Moda”, este simpósio pretende ser um espaço de reflexão onde a academia e a indústria do têxtil e vestuário possam discutir os perfis profissionais que o mercado procura, numa sociedade em profunda mudança.

«É imperativo as empresas, instituições, profissionais e universidades, em conjunto, refletirem e discutirem, por um lado, os perfis e as competências adequadas e, por outro, a atratividade e retenção de talentos pelas empresas, desenvolvendo as melhores soluções de formação superior para as profissões da fileira moda», justifica a comissão organizadora, composta por diferentes entidades do ensino superior, em comunicado.

O evento decorrerá no dia 3 de junho, durante todo o dia, na Sala Nobre da Universidade Lusófona do Porto. A parte da manhã será dedicada à temática da sustentabilidade e circularidade e contará com as intervenções de Ana Tavares (Citeve), António Teixeira (Penteadora), Benilde Reis (ULHT), Dolores Gouveia (RDD Textiles), Luís Sanchez (designer de moda), Marita Moreno (designer de moda), Patrícia Ferreira (Valérius), Paulo Gomes (produtor de moda) e Paulo Gonçalves (APPICAPS), sob a moderação de Rita Almendra (FAUL), Joana Cunha (UMinho) e Graça Guedes (UMinho).

De tarde, Alexandra Cardoso (Academia CITEVE), Carla Cadete (ULP), Gabriela Forman (FAUL), Hélder Rosendo (TMG), Hugo Miranda (Adalberto), Júlio Torcato (designer de moda), Manuel Serrão (Associação Selectiva Moda), Margarida Nascimento (Sonae Zeitreel) e Susana Bettencourt (designer de moda) abordarão o tema da sofisticação tecnológica e indústria 4.0, moderada por Alexandra Cruchinho (ULHT), Catarina Rito (ULHT) e Rui Miguel UBI.

[©Universidade Lusófona]