Início Notícias Tecnologia

Epson apresenta novas impressoras na ITMA

A multinacional de origem japonesa está a mostrar na feira de tecnologia têxtil, que termina amanhã, a nova gama de impressoras têxteis Monna Lisa Evo Tre e as novas tintas com corantes de pigmento Genesta, pensadas para responder às exigências em evolução da estamparia digital.

De acordo com a Epson, a nova gama Monna Lisa Evo Tre – que começou a ser comercializada em Portugal em abril – inclui a tecnologia PrecisionCore «com o objetivo de oferecer uma solução completa para todas as necessidades do mercado têxtil, desde a produção em larga escala e em alta velocidade até à impressão de amostras com baixa tiragem».

Entre as máquinas em exposição na ITMA, que decorre até amanhã, 26 de junho, em Barcelona, estão a Monna Lisa Evo Tre 64, a Monna Lisa Evo Tre 8, a Monna Lisa Evo Tre 32 e a Monna Lisa Evo Tre 16.

A Monna Lisa Evo Tre com 64 cabeças de impressão PrecisionCore foi desenhada para permitir uma elevada produtividade, com uma velocidade máxima de impressão de 779 m2/h, sem comprometer a qualidade de impressão (resolução de 600×600 dpi com duas passagens). Pode usar tintas com corantes ácidos, reativos, dispersos ou pigmentos da Genesta. «É a solução ideal para empresas de estamparia que necessitam de estampar diariamente encomendas variadas – de lotes pequenos a grandes, em diferentes tipos de tecido, com designs simples ou complexos», destaca a Epson.

Já a Monna Lisa Evo Tre 8 é o modelo mais acessível de entrada de gama. Tem oito cabeças de impressão PrecisionCore e uma velocidade máxima de impressão de 265 m2/h, sendo adequada para estampar amostras. «Este novo modelo da série Monna Lisa Evo Tre pode ser atualizado (na fábrica) para 16 cabeças de impressão, mantendo a alta versatilidade que se verifica em todos os equipamentos de soluções têxteis industriais da Epson», destaca a multinacional de origem japonesa.

A Monna Lisa Evo Tre 32, por seu lado, está disponível em oito cores padrão ou 16 configurações de canal (dois tipos 8 + 8 ou 16 canais) e é a primeira impressora têxtil digital capaz de lidar com até 16 cores diferentes, refere a Epson, acrescentando que o modelo inclui um rack externo capaz de alojar até 16 diferentes pacotes de tintas com corantes ácidos da Genesta, que pode ser posicionado onde for mais conveniente. «Isto permite que a impressora consiga utilizar uma ampla variedade de cores, incluindo cores especiais ou tratamentos personalizados», aponta.

Por último, a Monna Lisa Evo Tre 16 está vocacionada para o mercado de gama alta, permitindo trabalhos de qualidade e com elevada produtividade.

«A Epson continua a renovar e a ampliar a gama Monna Lisa Evo Tre. Na ITMA, apresentaremos duas novas Monna Lisa Evo Tre que darão aos nossos clientes a oportunidade de atender às necessidades de um mercado têxtil cada vez mais exigente. Este mercado está cada vez mais competitivo e os recursos exclusivos de alta qualidade, produtividade e solidez de cor oferecidos pela Epson são uma forma de se destacar», considera Paolo Crespi, diretor de marketing e vendas da Epson Europe.

Para além das novas máquinas, a Epson está a apresentar as tintas com corantes de pigmentos Genesta PG-Revo, que permitem, segundo afirma, solidez à fricção e qualidade de impressão elevadas. «Isso garante um desempenho mais ecológico porque o tecido não necessita de tratamento pós-impressão», acrescenta.