Início Destaques

Érius já não dispensa Modaris Expert

A Érius, à semelhança de outros clientes da Lectra, já se rendeu ao software de modelagem Modaris Expert, que permite, entre outros benefícios, maior rapidez e redução de erro na produção e transformação de moldes, tornando-se numa filosofia de trabalho que responde às atuais necessidades do mercado da moda.

Alcindo Lima e Alexandra Capela [©Lectra]

O testemunho da Érius Têxteis, uma das 12 unidades têxteis em Portugal do grupo Valérius Hub, foi deixado durante o webinar “A modelagem inteligente: o equilíbrio entre qualidade e tempo”, que teve lugar ontem, 30 de junho. «Os nossos desafios na modelagem são o dar resposta ao cliente mais rápida e assertivamente possível. Hoje em dia, quando um cliente entrega uma encomenda, quer que seja entregue o mais breve possível», enquadrou Alexandra Capela, modelista responsável de sector na Érius Têxteis. Como tal, a modelagem e o processo de amostra tem de ser igualmente acelerado. «Agora fazemos o molde e a primeira amostra tem que ficar perfeita à primeira», acrescentou.

Antes do Modaris Expert, «a probabilidade de errar era maior, porque tínhamos que trabalhar imagem a imagem, não tínhamos as dependências, que são uma ferramenta fundamental para fazer alterações e graduar os moldes com mais rapidez», afirmou Alexandra Capela.

O processo de implementação do software de modelagem foi «fácil», garantiu, graças à formação e ao apoio por parte dos especialistas da Lectra. «O programa em si é muito intuitivo e, como dizem os formadores da Lectra, ao fim de algum tempo, nós é que passamos a ser os experts», referiu, acrescentando que depois da adaptação «já não se consegue imaginar trabalhar sem o Expert». O mesmo aconteceu com as colegas, que se adaptaram perfeitamente à filosofia de trabalho do Modaris Expert. «Se lhes perguntar se elas hoje querem voltar atrás, elas respondem “nem pensar!”», confirmou Alexandra Capela.

Produtividade e rapidez

O Modaris Expert distingue-se exatamente por ser uma nova filosofia de trabalho, garantiu Fernando Ribeiro, especialista em soluções Lectra. «Permite-nos pôr em prática uma filosofia de trabalho em que podemos focar-nos na produtividade, ou seja, com menos operações para obter o mesmo resultado ou mais, é mais flexível, a facilidade com que fazemos as criações e as alterações é muito mais natural e cómoda, também é muito mais rápido, porque grande parte do trabalho é feito de forma automática, e isso traduz-se numa segurança, na medida em que temos menos margem de erro e maior precisão», enumerou.

Fernando Ribeiro [©Lectra]
Entre outras funcionalidades, destacam-se as dependências, em que as alterações num molde são refletidas nas peças interligadas, a construção paramétrica, com a possibilidade de fazer alterações com recurso às tabelas de medidas, a reutilização de peças de base, que podem assim ser adaptadas para fazer novos modelos, as pregas paramétricas, geradas a partir de parâmetros definidos pelo utilizador, e, ainda, a possibilidade de fazer uma simulação realista do resultado final em 3D.

«Cada vez mais o Expert passou a ser uma ferramenta que consegue tornar mais ágil a transformação e a produção de moldes», resumiu Alcindo Lima, especialista de produto e formador da Lectra, com experiência de 25 anos no software de modelagem da multinacional de origem francesa.

Além da Érius, outros clientes estão igualmente rendidos ao Modaris Expert, avançou Fernando Ribeiro, citando responsáveis da Vermis, da Cristêxtil e da PA&CO. «O Modaris Expert permitiu agilizar o processo de desenvolvimento de produto da Vermis. As nossas modelistas não perdem tempo com tarefas repetitivas e o risco de erro foi minimizado», pôde ler-se no testemunho de José Lima, responsável de produção da empresa. «Com o Modaris Expert, a Cristêxtil alcança uma maior eficiência, focando-se no principal: modelos com mais qualidade em tempo recorde», salientou, numa declaração escrita, Cristina Vaz, fundadora e CEO da Cristêxtil, enquanto J. Duarte Azevedo, diretor da PA&CO, salientou que «ferramentas como o Modaris Expert são muito importantes e permitem-nos corresponder eficazmente às exigências dos clientes».

Rumo à Indústria 4.0

A oferta do Modaris Expert enquadra-se na afirmação da Lectra como «player chave na indústria 4.0 nos mercados da moda, automóvel e mobiliário», para os quais «desenvolve soluções smart industriais que ajudam as marcas, os fabricantes e os retalhistas a desenvolver, produzir e comercializar os seus produtos em todo o mundo», como apresentou Susana Costa, responsável de marketing da Lectra Portugal, que sublinhou ainda que «a inovação está no ADN da Lectra», que no ano passado investiu 31,5 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, contando ainda com 347 pessoas envolvidas na conceção e desenvolvimento de soluções.

Susana Costa [©Lectra]
Desde 2018 que a multinacional com sede em Bordéus tem vindo a expandir-se através da aquisição de outras empresas, como a Kubix Lab em 2018, a Retviews em 2019 e, já este ano, a Gerber Technology e a Neteven. «Portanto, bem-vindos à 4.ª Revolução Industrial, onde as fábricas são inteligentes e conectadas. Pretendemos ajudar cada modelo de negócio. Somos pioneiros em IoT e o player principal para que abrace a Indústria 4.0», concluiu Susana Costa.