Início Notícias Vestuário

Escola de Costura António Mineiro inaugurada

Antes do arranque do novo ano letivo, o Centro de Formação Avançada da Cova da Beira já está pronto a promover o ensino com alto nível de especialização junto da comunidade. Considerando a força empreendedora e empregadora da Twintex, António Mineiro foi homenageado com uma sala em seu nome.

Fruto de um protocolo entre o município do Fundão, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e um grupo de entidades e empresas locais, o Centro de Formação Avançada da Cova da Beira foi recentemente apresentado. De acordo com os comunicados oficiais, espera-se que saiam daquelas salas de aula os futuros técnicos da região – formados em áreas tradicionais como a têxtil ou em sectores emergentes como os polimentos.

Empregando 420 pessoas na região e desde cedo sustentada por uma ideia holística de consciência ambiental e social, a Twintex, na pessoa do seu fundador, António Mineiro, foi homenageada e a “Escola de Costura António Mineiro” inaugurada.

Empresa de pessoas

Sediada na cidade do Fundão, a Twintex apresenta uma carteira de 26 clientes ativos, numa geografia que abarca 12 países.

«Os meus pais e os meus avós trabalhavam na têxtil – sou oriundo da Covilhã e, na época, a Covilhã, e todo o centro, eram uma monoindústria, só havia fábricas de tecidos. Digamos que é um percurso que, obrigatoriamente, nos proporciona o contacto com muitas pessoas, diferentes realidades de vida, e, quer queiramos quer não, vamos sentindo alguma sensibilização também para cuidar das pessoas de uma forma muito especial», revelou António Mineiro na edição de junho de 2016 do Jornal Têxtil sobre as coordenadas que sempre orientaram a Twintex. «Digo sempre que não há ninguém que saiba tudo, aprendemos todos os dias coisas novas e aprendemos com os outros», sublinhou.

A segunda geração – Bruno e Mico Mineiro – tem continuado o livro iniciado em 1979 pelo progenitor, mas não se cansa de lhe acrescentar capítulos.

Twintex Eco Fashion, Twintex Academy, Twintex Life e, mais recentemente, Twintex EVOlution são os projetos de inovação, formação, sustentabilidade e responsabilidade social implementados pela produtora de vestuário (ver Twintex com o futuro nas mãos)

O Twintex Life, por exemplo, tem por base a relação da empresa com a comunidade interna e externa e o seu “highlight” é o Twintex Card, que dá descontos aos colaboradores em serviços locais, que vão do médico ao dentista, do ginásio à piscina, passando pelos combustíveis.

Não menos importante, a Academy é uma escola dentro de cada fábrica, que permite qualificar e requalificar o capital humano.

Focado em três grandes áreas, agroalimentar, tecnologia e indústria de precisão, o novo Centro de Formação Avançada da Cova da Beira entrou recentemente em atividade e está preparado para receber a maior parte dos estudantes em setembro, contando já com inscrições para os vários cursos oferecidos.