Início Notícias Gerais

Estreias na Messe Frankfurt

Os materiais de alta tecnologia para a indústria da moda e as tecnologias de estamparia digital são o foco das mais recentes adições ao portefólio da Messe Frankfurt. A Avantex e a Avanprint chegam a Paris, respetivamente, em setembro de 2015 e em fevereiro de 2016.

A empresa alemã especialista na organização de feiras profissionais está a acrescentar dois eventos ao seu portefólio: a Avantex, dedicada a materiais de alta tecnologia para produtos de moda, e a Avanprint, focada na tecnologia de estamparia digital para têxteis. Ambas as feiras terão lugar no parque de exposições Le Bourget, em Paris, em paralelo com a Texworld e a Apparelsourcing, e têm data de estreia agendada para setembro de 2015 e fevereiro de 2016, respetivamente.

«Quis trazer a visão da Avantex de juntar empresas de alta tecnologia com designers e gestores de produtos de moda para Paris, a capital da moda. O mercado está agora maduro e estou muito satisfeito por lançar a Avantex em setembro», afirmou Michael Scherpe, CEO da Messe Frankfurt France, em comunicado. A Avantex irá abrir as portas a 14 de setembro a cerca de 30 empresas que ofereçam têxteis e incorporem pelo menos três características de inovação ou tenham pedidos de patente. Para o evento, o comité de seleção irá apoiar-se no conhecimento da Federação de Têxteis de Taiwan. A feira deverá juntar têxteis inteligentes, nanotecnologia e materiais cosméticos, assim como acabamentos inovadores. Cerca de 15 empresas de Taiwan já confirmaram a sua presença, juntamente com a empresa suíça Forster Rohner Textile Innovation, a austríaca Lenzing, as empresas chinesas Ruisheng Textile e Tianshuo Textile Science & Technology, assim como o Center for Microsystems Technology da Universidade de Ghent.

A Avanprint, resultado de um acordo assinado a 15 de junho entre a Messe Frankfurt e o World Textile Information Networld, será um evento anual, com estreia agendada para 15 a 18 de fevereiro de 2016, tendo como objetivo mostrar as capacidades de design e produção da estamparia digital. Impressoras, software e serviços relevantes serão apresentados na Avanprint. A organização antecipa a presença de 35 expositores na primeira edição. «Com a nossa nova feira Avanprint, estamos a criar uma plataforma inovadora para estamparia digital em tecidos e, com isso, novas oportunidades de vendas para expositores que pensam à frente e para visitantes apaixonados por design», afirmou Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt, na assinatura do contrato.

Atualmente, estima-se que apenas 2% a 3% da estamparia têxtil seja produzida com recurso à tecnologia digital, sendo contudo esperada uma taxa anual de crescimento de 25%. Em 2017, avança a Messe Frankfurt, a quota da estamparia digital deve aumentar para 5%. A tecnologia, durante anos privilegiada apenas por grandes casas de moda e designers, tem ganho força no sector de pronto-a-vestir. «As novas impressoras podem atingir velocidades de 75 metros por minuto. As novas máquinas também compensam em termos de sustentabilidade: usam um terço do consumo de água convencional, juntamente com corantes amigos do ambiente, aliviando consideravelmente a pressão sobre os recursos», destaca, em comunicado, a Messe Frankfurt.