Início Notícias Têxtil

Etiquetas com selo sustentável

A Nastrificio di Cassano está a lançar uma gama de etiquetas premium completamente rastreável, que usa processos e materiais amigos do ambiente ao mesmo tempo que garante os mais elevados padrões de qualidade. A NDC Green tem quatro categorias certificadas e faz parte do Material Hub da C.L.A.S.S.

[©C.L.A.S.S.]

A nova gama de etiquetas vem dar resposta às marcas que procuram a sustentabilidade em todas as áreas da sua atividade, até porque, realça a Nastrificio di Cassano, as etiquetas são muitas vezes uma das primeiras coisas que os consumidores responsáveis veem quando compram o seu vestuário.

«A sustentabilidade não é um capricho ou uma moda, mas a única solução e a primeira prioridade que o consumidor contemporâneo exige quando, antes de comprar uma peça de roupa, imediatamente verifica a sua etiqueta», explica Lorenzo Ferraris, responsável de I&D da Nastrificio di Cassano. «Continuamos sempre a experimentar e a inovar para dar voz, valor, credibilidade e coerência ao detalhe revelador mais importante de uma peça de vestuário», acrescenta.

A gama NDC Green compreende quatro categorias, todas com certificações internacionais. É dada especial atenção ao fim de vida, mas também à seleção de matérias-primas naturais e de elevada tecnicidade com um baixo impacto ambiental.

Nesta gama, a Labìo Eco-Soft é feita com fio de liocel que é compostável e biodegradável, sendo resistente até 10 lavagens domésticas a 30º. Esta referência é produzida com 15 vezes menos água do que acontece com algodão e as resinas usadas têm certificação GOTS.

Já a Labìo HANGreen é a solução para etiquetas rígidas e penduradas e sacos de compras, sendo igualmente produzida com liocel e uma resina também compostável.

[©Nastrificio di Cassano]
A Acetate Naia, por seu lado, usa a solução Naia da Eastman, um fio de celulose compostável, 100% rastreável e biodegradável no solo e no mar.

Por último, a Recycled Polyester é feita com poliéster reciclado pós-consumo de garrafas PET com certificação GRS.

«Com as etiquetas NDC Green a sustentabilidade de um produto é comunicada por um elemento verdadeiramente responsável. Não uma promessa, mas uma realidade estampada e fiada em completo respeito pelas pessoas e pelo planeta», sublinha Filippo Decio, diretor de vendas da Nastrificio di Cassano.

Este cuidado com a sustentabilidade levou a especialista em sustentabilidade C.L.A.S.S. a integrar a NCD Green no seu Material Hub, que «contém uma seleção de fibras, materiais e tecidos que partilham um ADN ligado à investigação e que desde 2007 tem subido o nível dos padrões para oferecer inovações em linha com as exigências do consumidor contemporâneo», resume Giusy Bettoni, CEO da C.L.A.S.S.