A Etseo nasceu em Lisboa, «na cidade mais a ocidente na Europa Continental», salienta Jorge Santana. «Como portugueses que somos, estamos voltados para Oeste e por isso a marca Etseo representa a palavra Oeste, lido de trás para a frente», explica ao Portugal Têxtil.
Quebrar a monotonia na forma, cor e textura são os principais objetivos da nova marca de roupa interior masculina que quer embelezar o homem. «Consideramos que o homem tem direito, assim como a mulher, a vestir roupa interior bonita e de qualidade», afirma.
A insígnia defende a igualdade de género, os mesmos direitos, deveres e oportunidades. «Fugimos de estereótipos machistas e da masculinidade tóxica. Os nossos produtos são reflexo dessa visão. O homem tem a obrigação de respeitar a mulher na integração social, em casa e no emprego, na igualdade de oportunidades. E isso implica, também, que o homem tem a obrigação de se apresentar bonito e bem cuidado à mulher pois afinal de contas a mulher tem suportado, sozinha, o ónus da beleza. Achamos que a nossa marca e os nossos produtos podem ser úteis neste objetivo», considera Jorge Santana.
Uma marca global
Equacionada para o mercado global, o empresário definiu logo na sua estratégia alavancar a marca para toda a União Europeia com um site inteiramente em inglês.
Com 13 linhas de produto, que vão desde as mais convencionais, práticas e confortáveis às de alta gama e com transparências, brilhos ou motivos florais, todas as propostas da Etseo são fabricadas num atelier em Lisboa e as matérias-primas compradas a empresas europeias. «Os elásticos e as etiquetas em Portugal, os tecidos em Itália, Espanha e Áustria», aponta o fundador, que no futuro gostaria de ver a marca a lançar uma linha de swimwear.