Início Arquivo

EUA adia decisão sobre futuras medidas de salvaguarda

O Governo norte-americano referiu estar a ponderar um pedido dos empresários locais para limitar as importações de cinco categorias adicionais de artigos têxteis chineses, ao mesmo tempo que decorrem as negociações com Pequim sobre o estabelecimento de um acordo mais alargado sobre o volume das importações norte-americanas de têxteis e vestuário com origem na China.

Coincidindo com esta situação, a agência governamental CITA (Committee for the Implementation of Textile Agreements), responsável pela análise dos pedidos de salvaguarda, decidiu adiar para o dia 31 de Agosto a decisão sobre os pedidos de limitação das importações chinesas em seis categorias de artigos chineses. Segundo o Secretário norte-americano do comércio, Carlos Gutierrez, é necessário mais tempo para avaliar junto das empresas e dos responsáveis legislativos a possibilidade de um eventual acordo alargado com a China.

De acordo com o divulgado pela CITA, os artigos em análise são: meias de algodão, lã e fibras não-naturais; camisas para senhora e criança em algodão e fibras não-naturais; saias em algodão e fibras não-naturais; vestuário de noite em algodão e fibras não-naturais; e fatos de banho em algodão e fibras não-naturais.

Para além das quotas de importação impostas em sete categorias de artigos chineses, a CITA referiu que vai prolongar por mais 30 dias o período de consultas sobre seis pedidos de salvaguarda em análise. As categorias em causa abrangem os seguintes artigos: outros tecidos de filamentos sintéticos; calças de lã para homem e criança; vestidos de noite e robes em algodão e fibras não-naturais; soutiens em algodão e fibras não-naturais; tecido de malha; e sweaters em algodão e fibras não-naturais.

De acordo com Carlos Gutierrez, as decisões tomadas vão permitir que sejam iniciadas as conversações com responsáveis pela indústria têxtil e do vestuário e com membros do Congresso, sobre o interesse num eventual acordo alargado sobre o comércio de têxteis e de vestuário com a China.