Início Notícias Têxtil

Expectativas em alta

O Modtissimo, salão português dedicado à fileira têxtil, está de volta à Alfândega do Porto para a sua 46.ª edição. Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, o certame antecipa a visita de 6.000 compradores, que poderão conhecer as novas coleções dos produtores e marcas nacionais de tecidos, acessórios e vestuário.

«Os registos para visitar a feira estão a correr a bom ritmo», assegura, em comunicado, Manuel Serrão, diretor-executivo do Modtissimo. «Temos já garantidos cerca de 200 compradores internacionais de mercados tradicionais como a Europa (França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, entre outros), mas também de mercados mais longínquos como o Japão, a Rússia e até mesmo a Colômbia», acrescenta. Uma procura que, acredita Manuel Serrão, é fruto «do trabalho que a Selectiva Moda tem desenvolvido em conjunto com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e a ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios nos últimos 15 anos de promoção dos têxteis portugueses em vários mercados pelo mundo, desde os têxteis mais tradicionais passando pelos têxteis-lar e acabando nos têxteis técnicos».

Aliás, os têxteis técnicos voltam a estar em destaque no iTechStyle Innovation Business Forum, organizado pelo Citeve, que na sexta edição, além de mostrar as mais recentes inovações no Fórum de Tecidos, no Showcase de Produtos Inovadores e no Fórum de Projetos e Conceitos, irá ainda dar a conhecer os vencedores do Prémio Inova Têxtil 2015 (no dia 1 de outubro, às 17h). O iTechStyle Innovation Business Forum conta ainda com o Espaço Tertúlia, onde serão realizadas comunicações da Simoldes, Messe Düsseldorf, Sonix, Citeve, My New Idhea, Tintex, ATP, FEUP, CeNTI e Universidade do Minho.

O Modtissimo volta a estar inserido na Porto Fashion Week, que durante esta semana integra várias outras iniciativas. Até ao próximo dia 3 de outubro, as fotografias de profissionais e amadores sobre o Porto e a moda estarão em exposição no Hotel Vincci Porto. O Porto Fashion Film Festival está igualmente de regresso para a segunda edição, com a novidade de uma categoria dedicada aos têxteis técnicos. Os “filmes da moda” poderão ser vistos no dia 3 de outubro, no CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

A grande novidade desta 6.ª Porto Fashion Week é, contudo, a Porto Fashion Week’s Night Out, que se realiza no dia 1 de outubro, num roteiro que começa no Passeio dos Clérigos e abrange, entre outras, a Rua 31 de Janeiro, a Praça Carlos Alberto, a Rua José Falcão, o Largo de São Domingos, o Largo dos Lóios e a Rua da Boavista. Entre as 18h30 e as 23h30, 28 lojas, incluindo Luís Buchinho, RCC – Premium Shirtmakers, Fly London, Lobo Taste, The Feeting Room, FreshJealous, Livraria Lello, Hats & Cats, Saymyname e Marques Soares, terão horário alargado, ofertas e descontos até 15%.