Início Arquivo

Expofil: novo conceito, pela segunda vez!

A51ª edição da Expofil que começará amanhã, 21, e termina a 24, em Paris Nord Villepinte, apresentará antecipadamente uma oferta única, em domínios tão variados como o dos fios texturizados ou fioschenille, com a presença da maioria dos maiores operadores de cada sector, e contará com a participação dos produtores líderes de fibras. No total, esta 51ª Expofil reunirá cerca de 130 expositores, dos quais quatro são portugueses: Fiação da Graça, Fisipe, Somelos Fios e Tearfil.

A informação de moda será apresentada em 5 fóruns especializados: «Knit Exclusive», com desenvolvimentos exclusivos de produtos acabados em malha, o «Knit Performance», sobre o tema da estação, « Être et Paraître » e as cores de Outono/Inverno 2005.06, «Fabric Perspective» com a antecipação das tendências para Primavera/Verão 2006, ilustradas por tecidos exclusivos e pela gama «atmosphère», «Home & Technics», nesta estação consagrada ao « Jardin d’Enfants », e finalmente, «Fibre Future», que terá como convidado Jean Colonna que elaborará o tema « 100% ».

Esta será a segunda edição a realizar-se sob o novo conceito lançado em Fevereiro passado, quando a Première Vision Le Salon S.A. e a Expofil S.A. e aprovaram o projecto de fusão das duas sociedades, sob o nome de Première Vision Le Salon S.A.

O impacto de incluir a Expofil no evento Paris Pôle Mode, mudando as datas, decorrendo ao mesmo tempo que a Première Vision (PV), e no mesmo lugar, foi particularmente positivo para o salão, que recebeu 16.821 visitantes na última edição, sendo que 78% dos visitantes internacionais vieram de 95 países.

O inquérito levado a cabo pela PV junto dos seus compradores «qualificados» como tal (17.000 profissionais internacionais), destaca que 79% destes compradores tinham conhecimento de que a Expofil decorria ao mesmo tempo que a PV, q que 26 % visitaram efectivamente o salão. Os países não europeus, tais como o Japão e os EUA, foram positivamente sensíveis à eficácia dum acontecimento único que lhes permite preparar ao mesmo tempo as suas colecções de artigos de malha e de tecido. Os fabricantes de tecido expositores da PV também adoptaram o conceito, e 84% visitaram a Expofil.

As sinergias que foram postas em prática com a PV para facilitar a visita ao salão, irão continuar na edição que começa amanhã, nomeadamente os numerosas acessos directos entre a Expofil e a PV,badges comuns para os visitantes, acesso aos 2 eventos para os expositores de cada salão, etc. No entanto, a configuração do salão foi ligeiramente adaptada a fim de facilitar o movimento de circulação entre a Expofil, a Indigo, a Mod’Amont e a PV.

O novo conceito da Expofil foi levado a cabo dentro de um contexto económico difícil e esta edição deverá ser ainda marcada pelos efeitos da crise que a fiação europeia atravessa. Todavia, o salão vai propor uma oferta renovada respeitando as necessidades dos seus diferentes mercados. Assim, inscreveram-se na feira novos expositores e foi notório o regresso de várias fiações que ou, fizeram a escolha de participarem em função da sazonalidade dos seus produtos ou que voltam depois de uma interrupção.