Início Arquivo

Exportações espanholas estabilizam

De acordo com o Centro de Información Textil y de la Confeción as exportações espanholas fixaram-se em 4.774,2 milhões de euros nos primeiros três trimestres de 2004 tendo registado um modesto crescimento quando comparadas com o período homólogo do ano transacto (1,8%). Com efeito, manteve-se a tendência de estabilidade dos trimestres anteriores e que reflectiu a perda de dinamismo das vendas para o exterior ao longo do ano. Relembre-se que em 2003 as exportações registaram uma taxa de crescimento de 4,9%.

Este abrandamento traduz uma situação menos favorável do mercado europeu, assim como a apreciação do euro face ao dólar e às moedas asiáticas e a persistência do diferencial de inflação entre a Espanha e a média da U.E.

Em contraste, as importações mantiveram um forte crescimento nos primeiros três trimestres, em particular, nos produtos acabados (vestuário e têxteis lar) que cresceram 12%. Deste modo as importações totais cresceram 6,6% sendo de destacar os produtos asiáticos impulsionados pela desvalorização das moedas em relação ao euro (aumento de 13%).

As variações descritas traduziram-se numa queda da taxa de cobertura de três pontos percentuais face ao período homólogo de 2003 e numa degradação da Balança Comercial de 16% para os -2.657,7 milhões de euros.