Início Arquivo

Exportações mantêm tendência

De acordo com as estimativas do Observatório Têxtil do CENESTAP, as vendas para o exterior caíram 3,9% quando comparados com o valor homólogo exportado no ano transacto. Deste modo, Portugal exportou 3.719 milhões de euros nos primeiros dez meses do ano, 35,7% dos quais pertencentes ao sector têxtil e 64,3% ao vestuário.

Na base da queda das exportações esteve a redução homóloga do sector têxtil de 5,4% face aos primeiros dez meses de 2003, assim como do vestuário, uma vez que verificou uma queda homóloga de 3,0% impulsionada pelo fraco dinamismo das exportações de vestuário e seus acessórios de tecido.

Relativamente às importações, os dados acumulados até Outubro apresentam uma relativa constância das importações (variação homóloga de 0,9%) tendo-se fixado em 2.613 milhões de euros.

Este resultado derivou da evolução oposta do sector têxtil e do vestuário, enquanto o primeiro verificou uma queda homóloga de 4,2%, no segundo as importações aumentaram 9,4% quando comparadas com o período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2003.

As variações descritas reflectiram-se numa significativa deterioração do saldo da Balança Comercial da ITV fixando-se em 1.104 milhões de euros, menos 13,5% que no período homólogo do ano anterior.