Início Notícias Têxtil

Fabric Days cancela feira e estuda opções

A feira de tecidos de Munique decidiu, face ao número crescente de infetados e restrições relacionadas com Covid-19, cancelar o evento físico agendado para 2 a 4 de março. A organização promete, contudo, continuar a apoiar os expositores com novas fontes de inspiração e analisar as opções para a próxima edição.

Fabric Days - setembro 2020 [©Fabric Days]

«A decisão é uma das mais difíceis desde o início da pandemia ou mesmo desde que começámos a organizar feiras para a indústria têxtil e de moda», confessa, em comunicado, Sebastian Klinder, diretor-geral da Munich Fabric Start, que organiza o certame. «Até hoje acreditávamos que ao juntar forças seríamos capazes de repetir o nosso sucesso em setembro. Sobretudo graças às inúmeras inscrições de expositores e à enorme confiança e apoio da indústria. Infelizmente, a situação é diferente nestes meses de inverno e tornou impossível planear um evento», explica.

A equipa estava a trabalhar para organizar a segunda edição da Fabric Days, que em setembro substituiu a habitual Munich Fabric Start devido às restrições de viagens de diversos países para a Europa. O certame surgiu, assim, mais vocacionado para produtores e visitantes europeus e reuniu cerca de 300 produtores de tecidos, incluindo 12 portugueses. Os resultados acabaram por ser uma espécie de balão de oxigénio e entusiasmaram a indústria, superando as expectativas de muitos, como foi o caso da Troficolor. «Tendo em conta as atuais circunstâncias, o balanço foi positivo. O número de visitas foi acima das nossas expectativas, confirmando a tendência na procura de artigos sustentáveis», afirmou, na altura, Carlos Serra, CEO da empresa.

Contudo, os números atuais de infeção na Alemanha e na Europa «infelizmente não mudaram definitivamente, motivo pelo qual o governo alemão prolongou e até intensificou o atual confinamento até, pelo menos, 31 de janeiro de 2021», sublinha a organização da Fabric Days, que no início de dezembro tinha já sido forçada a alterar as datas, de 26 a 28 de janeiro para 2 a 4 março.

Troficolor (Fabric Days – setembro2020) [©Troficolor]
«Há apenas sete semanas até ao início de março – infelizmente não há ainda qualquer sinal de que a necessária diminuição nas taxas de infeção ocorra neste curto período de tempo», salienta a organização, pelo que «atualmente temos de assumir que não vai haver uma base política para que as feiras sejam aprovadas na Alemanha até aí». Além disso, as restrições de viagens continuam em vigor e «a saúde e segurança de todos os visitantes, expositores e fornecedores de serviços são sempre a nossa grande prioridade», sustenta.

A organização da Fabric Days pretende, no entanto, manter-se fiel ao mote escolhido para a primavera-verão 2022 – We are all in – e manter os expositores informados sobre as tendências, com informação e inspiração sobre o que esperar da estação. Além disso, aponta, estão a ser analisadas «as opções para a próxima feira».