Início Notícias Têxtil

Fapomed cresce 25%

Na mais recente edição dos Prémios de Excelência Empresarial do CENIT, a Fapomed venceu na categoria de maior crescimento do volume de negócios. Uma tendência de crescimento que a empresa quer manter em 2022 e no futuro.

Rolf Kullman

Em 2020, segundo Rolf Kullman, a empresa viu a sua faturação aumentar cerca de 25%, graças a um alinhamento de vários fatores. «Tivemos a matéria-prima, estávamos no lugar certo, o Estado português não tinha recursos para comprar batas, porque a Ásia fechou completamente, e foi à Fapomed», revelou o administrador da especialista em dispositivos médicos. «Foi a primeira vez que vendemos ao Estado português», afirmou ao Jornal Têxtil.

A Fapomed vendeu sobretudo batas, tendo mesmo necessitado de recorrer a diversas parceiras. «Demos trabalho a várias empresas. Foi assim que conseguimos aumentar a faturação», reconheceu Rolf Kullman, adiantando que, em 2020, a produtora de dispositivos médicos registou um volume de negócios de 22 milhões de euros.

[©Fapomed]
Com um caráter internacional, já que além de Portugal, onde emprega 200 pessoas, tem igualmente uma unidade produtiva na Ucrânia, com 300 trabalhadores, a Fapomed deverá este ano crescer em relação a 2019, mas a expectativa é de uma redução das receitas face ao ano passado.

«O ano passado toda a gente disse que a produção tinha de ficar na Europa, mas, infelizmente, estão outra vez a recorrer aos países asiáticos», admitiu o administrador. «O ano passado todos os que compravam à China não tinham nada. Infelizmente, a Europa ainda não percebeu que tem de estar por si própria e não dependente da China – já está outra vez muita gente a ir para a China, o que acho um absurdo», salientou.

[©Fapomed]
Com projetos de investimento a serem planeados, embora para já no segredo dos deuses, as expectativas para 2022 são de «crescimento», garantiu Rolf Kullman. «Temos sempre de pensar em crescer. Não crescer é parar, parar é morrer. Temos sempre de seguir o caminho do crescimento», resumiu o administrador da Fapomed.