Início Notícias Retalho

Farfetch e ThredUp unidas para doar

O marketplace de marcas de luxo lançou o primeiro programa de doação de roupas, nos EUA, em parceria com a loja de retalho online ThredUp. O serviço é inovador, tem um lado solidário e quer fazer o bem do ponto de vista da circularidade.

[©Instagram/@farfetch]

O Resale-as-a-Servics (RaaS) da ThredUp deverá potencializar a experiência de doação ao permitir que os clientes da Farfetch prolonguem a vida útil da roupa enquanto ganham crédito de compras e angariam dinheiro para ações solidárias. A parceira surge depois do lançamento da Farfetch Donate no Reino Unido com a Thrift+ em outubro de 2019.

«A Farfetch Donate é um serviço inovador que eleva a experiência tradicional de doação ao torná-la fácil e gratificante para os clientes, criando um impacto positivo ao prolongar a vida útil dos produtos de boa qualidade e apoiando várias instituições de solidariedade ao longo do processo. A ThredUp está a ajudar-nos a fazer isso de uma forma contínua e escalável», explica Thomas Berry, diretor de negócios sustentáveis da Farfetch, citado pelo Just Style.

[©Farfetch]
A plataforma de comércio eletrónico, que abre portas para o mundo da moda de luxo, oferecerá kits de limpeza da Farfetch Donate para os clientes online através de uma experiência de revenda personalizada. Deste modo, os clientes preenchem os kits com vestuário, calçado e acessórios e enviam-nos para a ThredUp ou recebem-nos em casa gratuitamente. Assim que um artigo for vendido na ThredUp, os vendedores doam, pelo menos, 50% do valor à entidade que pretendem entre um grupo de instituições selecionadas e recebem o restante valor em compras na Farfetch.

A empresa fundada pelo português José Neves é a primeira parceira Resale-as-a-Servics da ThredUp a alavancar a nova oferta de marca branca, criando uma experiência totalmente personalizada à medida para a marca Farfetch e para o público. A tecnologia, o software e a logística da ThredUp impulsionam a experiência da Farfetch Donate.

Visão do futuro

«A revenda é uma parte inevitável da evolução da moda e é o próximo canal emergente para as retalhistas de vestuário», afirma James Reinhart, cofundador e CEO da ThredUp. «A Farfetch é uma das empresas mais inovadoras e com visão de futuro na indústria da moda de luxo, e estamos honrados em fortalecer e escalar o seu programa de doações e ajudar a criar um futuro mais sustentável para a moda», sublinha.

[©Farfetch]
A ThredUp e a Farfetch garantem estar comprometidas em ajudar a mudar a indústria da moda de um modelo linear prejudicial para um modelo mais circular, pelo que, a Farfetch Donate é parte da estratégia Positively Farfetch para se tornar a plataforma do bem na moda de luxo.

«Estes serviços ajudam a nossa comunidade a obter o máximo dos seus armários e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo no planeta», destaca o marketplace de marcas de luxo.

Como parte das metas de sustentabilidade recentemente lançadas, a Farfetch está empenhada em tornar-se «mais circular do que linear» até 2030.