Início Notícias Moda

Farfetch quer moda com impacto positivo

A empresa fundada por José Neves está a dar passos na sustentabilidade. Além da marca própria There Was One, que se quer destacar pela utilização de matérias-primas e embalagens mais amigas do ambiente, desenvolveu também uma plataforma que lhe irá permitir avançar para um modelo de feito por encomenda.

José Neves [©Farfetch]

A retalhista de luxo juntou-se a cerca de uma dezena de marcas, incluindo Balenciaga, Dolce & Gabbana, Khaite, Nanushka, Oscar de la Renta e Off-White, a  qual detém, para dar aos consumidores a possibilidade de verem e encomendarem artigos quatro semanas antes destes chegarem às prateleiras. A ideia é ter uma vantagem competitiva sobre os seus rivais, mas a Farfetch quer também mudar o modelo de negócio da moda para o feito por encomenda, solucionando assim o problema dos stocks não vendidos quando a oferta excede a procura.

«O objetivo a longo prazo é desenvolver uma proposta de pré-produção, dando às marcas uma forma de gerirem o inventário e minimizar o desperdício dentro da indústria», explica Jamie Freed, vice-presidente mundial da Farfetch Private Client, citada pelo Sourcing Journal. «Sempre quisemos oferecer uma solução mais sustentável da indústria para melhor corresponder a oferta à procura e resolver os desafios da sobreprodução, por isso foi incrivelmente encorajador saber que tanto as nossas marcas como os nossos clientes queriam também este serviço», acrescenta.

Aliás, refere a vice-presidente mundial da Farfetch Private Client, a ideia foi incentivada pelos próprios consumidores, que queriam ter um avanço a escolher determinados looks antes de toda a gente. As marcas queriam igualmente ter uma forma de oferecer a sua coleção numa base de pré-encomendas, não só porque lhes permite gerir o seu inventário de uma forma mais «consciente», mas também porque faz mais sentido em termos financeiros.

[©Farfetch]
«A proposta de pré-encomenda de hoje oferece às marcas a possibilidade de aumentar a época de vendas a preço completo ao dar-lhes a capacidade de vender artigos que já estão escalados para produção antes de estarem disponíveis na loja», esclarece Jamie Freed.

A Farfetch, que tem vindo a assumir que a moda «pode e deve ter um impacto positivo», tem estado envolvida em diferentes iniciativas nesse sentido, desde a possibilidade de comprar artigos em segunda-mão à criação de um programa de doação de vestuário nos EUA, em parceria com a ThredUp.

Marca própria intemporal

Mais recentemente, a Farfetch lançou a sua primeira marca própria, a There Was One (TWO), em parceria com o New Guards Group – a sua plataforma que detém as marcas Off-White c/o Virgil Abloh, Marcelo Burlon County of Milan, Palm Angels, Ambush, Unravel Project, Heron Preston, Alanui, Kirin by Peggy Gou e Opening Ceremony –, focada igualmente na sustentabilidade.

TWO [©Farfetch]
«A There Was One é uma linha de clássicos elevados do guarda-roupa com uma alma consciente. Materiais amigos do ambiente certificados são usados na gama e os produtos são desenhados com a longevidade em mente», descreve o comunicado da Farfetch. «A marca vai minimizar a produção sempre que for possível ao operar num modelo de lançamentos pontuais em vez de sazonais e vai enviar para os consumidores com o mínimo de embalagem, que é compostável ou reciclável», acrescenta.

A marca conta com os inputs dos consumidores que fazem pesquisas e compram no marketplace da Farfetch e com a colaboração de designers do New Guards Group.

«A There Was One é exatamente o que tantas pessoas procuram agora – moda duradoura que irá ficar nos seus armários durante muitos anos», aponta Holli Rogers, diretora da marca na Farfetch. «Através da informação que temos dos consumidores, concluímos que as pessoas querem peças intemporais e que a sustentabilidade é essencial quando consideram as suas escolhas de guarda-roupa para o futuro», acrescenta. Além disso, «a TWO foi criada com os nossos clientes diversos em mente. Não há uma pessoa, uma idade ou um estilo – queremos que as pessoas usem as peças da TWO da sua forma única. Vemos a TWO como uma colaboração não só entre nós e o New Guards Group, mas também com os nossos consumidores», conclui.