Início Notícias Retalho

Farfetch recorda a magia das compras físicas

Um ano depois da pandemia ter afetado significativamente o retalho, a plataforma digital criada pelo português José Neves lança uma campanha que relembra aos consumidores amantes de moda que não há nada como descobrir tesouros enterrados em boutiques independentes de todo o mundo.

Browns [©Instagram/@farfetch]

A nova campanha, lançada este mês, celebra a miríade de vendedores por detrás da Farfetch que fazem chegar a sua moda de luxo aos quatro cantos do mundo. O fotógrafo e diretor Frank Lebon calcorreou o globo durante os confinamentos para documentar seis experiências de compra em quatro continentes para a campanha The Perfect Match #onlyonfarfetch, onde o criativo Max Pearmain assina o styling.

10 Corso Como [©Instagram/@farfetch]
O diretor de marca e cultura da Farfetch, Ronojoy Dam, afirma que o marketplace de artigos de luxo oferece um «negócio único centrado numa proposta muito clara: conectar as melhores boutiques e lojas de moda do mundo a um público global».

The Perfect Match #onlyonfarfetch leva os espectadores numa viagem de exploração pelas histórias dos empreendedores por detrás destas boutiques internacionais e dos amantes de moda que as frequentam. Os consumidores podem acompanhar a descoberta da icónica boutique 10 Corso Como em Milão pela artista Chloe Wise ou da nova flagship da lendária loja londrina Browns pelo ator e modelo chinês Huang Jingyu. O império de ténis Stadium Goods em Chicago deslumbra Antwaun Sargent, um escritor e curador sediado em Nova Iorque, enquanto Tamu McPherson, a jamaicana fundadora da comunidade de moda online All the Pretty Birds, é seduzida pelo arquivo vintage da Dot Comme em Melbourne.

Dot Comme [©Instagram/@farfetch]
Em Hong Kong, a cineasta libanesa Pam Nasr perscruta peças vanguardistas na retalhista asiática Joyce. Já a modelo e música tibetana Tsunaina inspeciona curadoria da T.A, uma boutique nova-iorquina inaugurada por Telsha Anderson em plena pandemia de Covid-19 que oferece uma «perspetiva renovada para uma vida de luxo».

A campanha, que circula em plataformas como o TikTok, para além de estar em outdoors digitais e nos convencionais anúncios televisivos, será complementada com eventos musicais «íntimos» em loja que a Farfetch transmitirá em direto no Youtube.

Joyce [©Instagram/@farfetch]
A empresa atualizou a funcionalidades e a navegação na plataforma, o que, segundo a Farfetch, vai ajudar os consumidores a descobrir as mais de 80 boutiques apresentadas durante o mês em que a campanha estará em curso. Para a plataforma digital, a tecnologia não é necessariamente a culpada da desintermediação do comércio, mas sim um «fator-chave» para fortalecer a jornada emocional do cliente no caminho para a construção do próprio estilo.

«As pessoas querem conectar-se com algo real e descobrir algo novo», afirma Ronojoy Dam, citado pelo Sourcing Journal. «A campanha é muito fiel a quem somos e ao que fazemos, e acho isso muito importante hoje», salienta.