Início Notícias Têxtil

Fashion Rendez-Vous supera expectativas

O primeiro salão físico da Première Vision em Paris após os confinamentos teve uma afluência maior do que a esperada pela organização, com mais de 2.800 visitantes a procurarem as novas coleções de tecidos apresentadas por expositores europeus e não só, entre os quais estiveram cinco empresas portuguesas.

Nos dois dias do certame, que teve lugar a 30 de junho e 1 de julho, estiveram no Grand Palais Ephémère – uma construção temporária para eventos localizada em frente à Torre Eiffel – 194 expositores, de países como França, Itália, Espanha, Japão, Turquia, Alemanha, Áustria e Bulgária.

De Portugal marcaram presença cinco empresas – Adalberto, Fitecom, La Estampa, Lurdes Sampaio e Riopele – com uma oferta repleta de novidades. Além de parte da coleção para o outono-inverno 2023, a Lurdes Sampaio esteve a apresentar internacionalmente o projeto Rfive, com fibras recicladas. Já a Fitecom levou tanto as propostas para a primavera-verão 2022 como as de outono-inverno 2022/2023 e a Adalberto realçou os estampados, os lisos mercerizados e as propostas sustentáveis ao nível de matérias-primas e acabamentos.

«A feira foi muito bonita no Grand Palais Ephémère, que nós quase inaugurámos! E a indústria pareceu satisfeita por finalmente estar em Paris», afirma Gilles Lasbordes, diretor-geral da Première Vision.

Do lado dos visitantes estiveram 2.812 profissionais, 87% dos quais franceses, mas também de outros países, nomeadamente, e por ordem decrescente, Itália, Bélgica, Espanha, Alemanha, Países Baixos, EUA, Polónia, Reino Unido e Portugal.

«No dia 1 de julho fechámos o nosso primeiro evento de retoma com 2.812 visitas, excedendo, assim, as nossas previsões. A qualidade muito elevada dos visitantes foi bem distribuída entre os dois dias da feira e embora os compradores franceses estivessem em maioria, os compradores internacionais, menos presentes do que o habitual devido às restrições sanitárias, como tínhamos antecipado, representaram uma parte significativa dos visitantes», considera Gilles Lasbordes.

No balanço final, o diretor-geral da Première Vision salienta ainda que «esta retoma é encorajadora para todo o sector», apontando os próximos eventos, que irão decorrer tanto no campo virtual como, e mais antecipado, no plano físico. É o caso da Première Vision Paris, «que será tanto física como digital», revela Gilles Lasbordes.

A próxima edição da Première Vision Paris está agendada, na vertente física, para 21 a 23 de setembro, devendo ocupar os halls 1 a 4 do parque de exposições Paris Nord-Villepinte. Ao mesmo tempo decorrerá a versão digital no website da feira, que terá mais um dia, prolongando-se até 24 de setembro.

Antes, contudo, está ainda programada uma edição da Première Vision New York, para 20 e 21 de julho e a Made in France Première Vison, que decorrerá a 8 e 9 de setembro no Carreau du Temple, na capital francesa.