Início Notícias Vestuário

Fashn Rooms e Neonyt lado a lado

A feira de vestuário, calçado e acessórios Fashn Rooms e o salão dedicado à moda sustentável Neonyt juntam-se em Düsseldorf, numa edição paralela agendada para 28 a 30 de janeiro, que marca uma nova fase que pretende aproveitar as sinergias entre os dois certames.

Fashn Rooms - julho 2022 [©Igedo Exhibitions]

A feira de moda sustentável Neonyt foi licenciada pela Messe Frankfurt à Igedo Exhibitions, que a reúne agora com a Fashn Rooms (ex-Gallery Fashion & Shoes). «Ter os dois certames em paralelo como um evento B2B no centro de inovação Areal Böhler traz um conjunto de sinergias. Com um bilhete combinado, os visitantes profissionais e compradores podem facilmente visitar os dois formatos. Isto não só cria distâncias curtas para inspiração e networking, como também um ambiente ótimo para negócios e encomendas», aponta a Igedo.

Fashn Rooms – julho 2022 [©Igedo Exhibitions]
«Pretendemos oferecer um ambiente frutífero para todas as partes e criar uma situação win-win. Ao fazê-lo, não nos vemos como um organizador normal de feiras, mas antes como bons anfitriões e facilitadores de encontros vencedores e da “fertilização cruzada de ideias”», sublinha Ulrike Kähler, CEO da Igedo Exhibitions.

A fazer a ligação entre os dois certames está o The Stage, o espaço de conferências, localizado centralmente, que irá ser usado por ambas as feiras. A Fashionsustain, da Neonyt, irá focar-se nos tópicos atuais e relevantes da sustentabilidade, alternando com os seminários e apresentações de tendências da Fashn Rooms. A este espaço junta-se a novidade Knowledge Area, que pretende oferecer aos visitantes a oportunidade de expandirem os seus conhecimentos e contactos em relação a tópicos da sustentabilidade.

iTechStyle Green Circle em destaque

De acordo com a Igedo Exhibitions, com a licença para a Neonyt a organização «assumiu a responsabilidade de concretizar novas ideias numa nova localização e desenvolver ainda mais o formato. Isso inclui, primeiro que tudo, reforçar a posição da moda sustentável no mercado comercial, mas também posicionar a feira como um evento para estabelecer contactos, transferir conhecimento e dar impulso à inovação».

Fashn Rooms – julho 2022 [©Igedo Exhibitions]
Para esta primeira edição neste contexto, que terá como tema “Local. Internacional”, a feira irá implementar o conceito Prepeek, um evento de três dias voltado para a comunidade das redes sociais, com criadores de conteúdo, bloggers, YouTubers e jornalistas, entre outros, para dar maior visibilidade à moda responsável e à sustentabilidade. Para isso criou dois espaços: o Expression Floor, onde será possível descobrir as próximas coleções de marcas sustentáveis e escolher vários cenários, gratuitos, para sessões fotográficas, com uma equipa de profissionais disponíveis para o styling, maquilhagem e fotografia, garantindo conteúdos perfeitos para serem partilhados; e o Experience Floor, onde estes influenciadores podem ter reuniões, assistir a conferências e envolver-se em diversas atividades.

No campo da oferta, estão atualmente inscritos 72 expositores, incluindo os portugueses Emblazer, Maxigrau/MaxiLeaf e Näz. Portugal estará ainda representado pelo iTechStyle Green Circle, que a Igedo Exhibition destaca em comunicado como «uma iniciativa pensada para promover os feitos extraordinários dos produtos têxteis portugueses em termos de sustentabilidade e economia circular nos mercados internacionais».

Já na Fashn Rooms, que agrupa a oferta de moda de vestuário, calçado e acessórios, estão inscritos até ao momento cerca de 200 expositores, entre os quais as marcas portuguesas de calçado Lemon Jelly e Nobrand.