Início Notícias Tecnologia

Ferre garante rastreabilidade dos fios

A fiação espanhola estabeleceu uma parceria com a The Movement para usar a tecnologia Aware nos seus fios produzidos com algodão reciclado e baixa pegada ambiental, que podem agora ser detetados nos produtos finais e, dessa forma, validar as alegações de sustentabilidade.

Ferre [©The Movement]

Com uma história de 75 anos, a Ferre está empenhada na economia circular e é atualmente reconhecida por fiar fios reciclados de elevada qualidade com a fibra Recover para todo o tipo de artigos de moda, acessórios e têxteis-lar.

Esta fibra de algodão reciclado é fabricada com restos resultantes do corte na indústria de confeção e de vestuário pós-consumo, não sendo necessário usar mais água durante a produção da fibra e do fio. E graças a uma tecnologia única de mistura de cor no seu laboratório, a Ferre consegue criar qualquer cor para o algodão reciclado sem necessitar de tingimento.

No entanto, mais de 80% dos consumidores não confiam nas alegações de sustentabilidade das marcas de produtos finais, o que levou à necessidade de usar tecnologias de rastreabilidade.

Aware [©The Movement]
«Queremos partilhar a performance de sustentabilidade e de rastreabilidade dos nossos produtos para impulsionar uma mudança positiva e responder à procura dos consumidores por uma verdadeira transparência na moda», justifica Luis Pita, CEO da Ferre. «Todas as nossas alegações de sustentabilidade são apoiadas pelas mais reputadas certificações de terceiros, assim como por estudos que fizemos usando a metodologia de avaliação do ciclo de vida. Ao acrescentar a tecnologia de rastreabilidade Aware aos nossos fios, os nossos clientes conseguem ter a certeza que podem garantir as mesmas alegações nos seus produtos finais feitos com o nosso fio», acrescenta.

Por conseguinte, os fios reciclados da Ferre terão embebidas as partículas de rastreamento da Aware e cada produção terá tokens com uma blockchain pública. Dessas forma, os fios da Ferre podem ser identificados ao longo de toda a cadeia produtiva, incluindo nos produtos finais. Os tokens digitais seguem o fio físico na blockchain até ao produto final, validando as alegações de impacto.

«Durante décadas a família Ferre tem sido um ótimo exemplo de uma abordagem genuína, honesta e modesta à verdadeira circularidade e sustentabilidade, em vez de ser apenas uma ferramenta de marketing», aponta Feico van der Veen, fundador da The Movement, que detém a Aware. «Uma colaboração está há muito na nossa lista de desejos. Por isso, estamos muito entusiasmados por podermos anunciar esta parceria exclusiva», salienta.