Início Notícias Têxtil

Fiera Milano Rho reabre portas à Milano Unica

O salão de tecidos italiano tem já regresso marcado para 8 e 9 de setembro. A 31.ª edição da Milano Unica vai congregar mais de 200 expositores, que representam a «excelência» da produção de têxteis e acessórios.

[©Milano Unica]

Em comunicado, a organização afirma que o melhor do panorama têxtil confirmou, uma vez mais, a confiança no formato sólido com um equilíbrio significativo entre os eventos que fazem parte da construção da Milano Unica: Ideabiella, Moda In e Shirt Avenue.

«Um sinal importante para reencontrar pessoalmente e não virtualmente e confirmar, também através da participação, o valor de estarmos juntos para sermos únicos», afirma Alessandro Barberis Canonico, presidente da Milano Unica, que destaca ainda a confiança e a coragem demonstrada pelos empresários que permitiram que a feira italiana reintegre o calendário da indústria têxtil.

«Este investimento reflete um sinal de positividade, otimismo e vitalidade da produção “made in Italy” e da indústria como um todo. Penso que a principal missão dos nossos empresários hoje é poder inspirar o mercado e fazê-los investir na inovação das suas propostas. A inspiração é um fator fundamental para impulsionar novas fronteiras do desenvolvimento económico e criativo», explica o presidente da Milano Unica.

Relançar a indústria

A confirmação da realização do salão de tecidos de Milão pretende incutir ânimo ao sector e contribuir para a sua recuperação económica, depois do período de incerteza criado pela pandemia do Covid-19. «A Milano Unica, com datas confirmadas, é sinal poderoso de recuperação para as organizações das feiras que, por sua vez, são fundamentais para a recuperação das nossas empresas e do mercado internacional», explica Carlo Ferro, presidente da agência comercial italiana.

[©Milano Unica]
Ajudar as empresas a recuperar e, em simultâneo, a adaptar-se à nova realidade é também uma das prioridades da organização da feira. «Quero agradecer à organização da Milano Unica. Nós, na agência comercial italiana, pretendemos combinar a visão com a reação para ajudar as empresas a aproveitar a oportunidade de recuperação enquanto se preparam para a transição rápida para o digital. Fazemos isso ao unir esforços para atrair visitantes estrangeiros e através da implementação do nosso projeto digital Fair Smart 365. Também estamos satisfeitos por termos estabelecido uma parceria com a Simest, responsável por conceder contribuições para a participação em feiras internacionais em Itália, com um trabalho de equipa que centra os recursos no relançamento da produção “made in Italy”», assume Carlo Ferro, ao salientar que acredita que feira vai gerar resultados.

União em segurança

O salão de tecidos garante que todas as regras de segurança vão ser cumpridas face à crise sanitária que se vive à escala mundial, o que exigiu um maior esforço da organização para assegurar o cumprimento de todas as normas necessárias para o espaço e para todos os participantes. «A Milano Unica vai reunir os expositores e visitantes como sempre, obviamente, em total concordância com os regulamentos de saúde atualmente aplicados», assegura o presidente da agência comercial italiana.

Já o diretor-geral da Milano Unica, Massimo Mosiello, sublinha que a feira «escolheu estar presente, confirmando que a sua “casa” é um apoio concreto para a cadeia de aprovisionamento italiana, e que a sustentabilidade também pode ser expressa através do valor de uma gesto em união».