Início Destaques

Filo confirma regresso

A feira de fios italiana confirmou a próxima edição presencial, agendada para 29 e 30 de setembro. Além do regresso ao centro de convenções de Milão, a Filo, que também marcou presença na Milano Unica, tem uma nova iniciativa, com a divulgação de vídeos sobre a atividade e produtos dos seus expositores.

Filo outubro 2020 [©Filo]

O alívio das medidas relacionadas com a pandemia de covid-19 permitem à organização garantir um evento presencial no próximo mês de setembro, nos dias

29 e 30, quase um ano depois de ter organizado a última edição física, em outubro de 2020.

Segundo Paolo Monfermoso, diretor-geral da Filo, «a reabertura das feiras internacionais constitui, sem dúvida, uma notícia muito positiva para todos. Graças à possibilidade dos participantes se movimentarem livremente, há condições para que a Filo possa recomeçar, agora com a sua 56.ª edição. É também uma notícia excelente para todo o sector têxtil, que pode avançar para o futuro com toda a segurança».

Para o diretor-geral do certame, «as feiras físicas são essenciais para sectores a montante da cadeia de aprovisionamento têxtil porque tocar um fio em primeira-mão é crucial para apreciar completamente a sua qualidade. A feira física é também uma oportunidade para os empresários se conhecerem e trocar ideias: num momento difícil como este, dá-nos uma maior consciência da força da nossa indústria e, como tal, permite-nos olhar para o futuro com mais confiança».

Ainda assim, a Filo não menospreza o digital e depois da iniciativa “Con le mani”, uma série de vídeos com entrevistas a expositores e visitantes, está a lançar a iniciativa I Love Filo, onde os expositores podem difundir vídeos curtos sobre a sua atividade e os seus produtos. De acordo com a organização, numa altura difícil como a que atravessamos, faz parte da missão da Filo facilitar uma nova montra para que os expositores ganhem oportunidades de ampliar as suas atividades comerciais.

Tendências “em busca de autores”

A Filo esteve já representada na mais recente edição da Milano Unica, com uma área dedicada no espaço de tendências, onde deu particular atenção à sustentabilidade, uma área que tem crescido dentro da própria Filo, com o projeto FiloFlow, que em setembro terá maior destaque.

Filo outubro 2020 [©Filo]
Pós-Contemporâneo [©Filo]
Neoantigo [©Filo]
A feira apresenta ainda as tendências para as próximas estações, sendo que para esta edição as propostas foram agregadas no tema “Em busca de autores”. «Depois de um tempo desorientado e alienado como o que vivemos, materiais, formas e tecnologias sofisticadas ou o rearranjar de ideias antigas devem tentar chegar à inovação, que não é simplesmente retrógrada nem gratuitamente desorientadora», explica Gianni Bologna, diretor de criatividade e estilo da Filo. A busca é por uma forma de «intermédio, que junta distâncias e combina diferentes visões, estilos e produtos, estética e projetos industriais que normalmente são considerados distantes», acrescenta.

As propostas estão divididas em três tendências – Pós-Contemporâneo, Neoantigo e Sem Data de Expiração – e organizadas de acordo com tipos de fios gerais, estando disponíveis para consulta online.

«A apresentação de propostas de desenvolvimento de produto é um dos eventos mais aguardados e valorizados da Filo por expositores e profissionais, uma bandeira da Filo onde a emoção das imagens nunca está separada da concretização dos aspetos e processos técnicos, como manda a missão da Filo», resume Paolo Monfermoso.

Sem Data de Expiração [©Filo]