Início Arquivo

FITVEP considera Acordo EUA-China excelente

A FITVEP manifestou o seu agrado com o Acordo que as Associações têxteis e de vestuário americanas realizaram com a China, tendo em vista a regulação das exportações, que classificou de «excelente», « considerando o contributo que aquelas associações prestaram para a sua obtenção», anunciou o seu presidente, José Robalo, em comunicado.

«De facto, o referido acordo, quer pelo significativo número de produtos que abrange, quer pelas taxas de crescimento para os próximos anos, quer por ser válido até 31/12/2008, preserva, de forma notável, a indústria têxtil e de vestuário americana, o retalho, os distribuidores, os importadores, ou seja, o emprego ou, dito de outro modo, o verdadeiro interesse do consumidor», avança.

A Federação «espera que este acordo, por ser diametralmente oposto ao celebrado entre a União Europeia e a China, não cause maior pressão sobre o mercado europeu, não importe mais encerramentos na Europa Comunitária com mais desemprego». E finaliza apelando «ao rápido reajustamento do Acordo UE-China, para o que é decisivo que o Governo Português contacte de imediato os seus congéneres e a Comissão Europeia».