Início Notícias Têxtil

Formação à moda da ITV

Com a satisfação das necessidades reais da indústria têxtil e vestuário em mente, o Modatex e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa revelam algumas das propostas de formação disponíveis para formar os profissionais de hoje e do futuro.

Da fiação à tecelagem até ao design de moda e confeção, a oferta de formação do Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios abrange toda a fileira. «Consciente de que as necessidades de formação neste sector estão em constante mudança, e procurando dar resposta mais adequada às necessidades das empresas, o Modatex possui também percursos formativos como o Comércio Internacional e a Manutenção de Equipamentos», indica o centro de formação no suplemento Investir no Conhecimento, publicado na edição de maio do Jornal Têxtil (ver Olha o robot!).

O Modatex destaca ainda a formação à medida para empresas e a certificação RVCC Pro (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais), que permitem a atribuição de uma certificação profissional com base em competências adquiridas durante a experiência profissional. «O Modatex encoraja, junto dos seus formandos, a formação contínua e a aprendizagem ao longo da vida como formas de evolução na carreira», sublinha.

Na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, é o design de moda que está em foco. «Quer no 1.º ciclo, quer no 2.º, os alunos são recebidos por uma abordagem pragmática, com uma forte ênfase no projeto, de modo a orientá-los para um modus operandi com vista para o mercado de trabalho», refere a instituição. «À medida que a exigência aumenta, são também incutidas capacidades mais específicas, como o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades, tendências, valores e iniciativas de empreendedorismo, através de ensinamentos práticos», enumera a Faculdade de Arquitetura no suplemento Investir no Conhecimento.

Além da licenciatura e do mestrado, a Faculdade de Arquitetura disponibiliza ainda o curso de doutoramento em design, «que é adaptado a cada caso, dependendo da área temática de interesse», aponta a instituição, sublinhando que «durante este curso, cada aluno constrói a sua própria investigação, que vai sendo complementada com aulas».

Conheça em mais pormenor a visão e a oferta formativa do Modatex e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa no suplemento Investir no Conhecimento, que integra a edição de maio do Jornal Têxtil (ver Olha o robot!).