Início Destaques

Formação para crescer

A importância da qualificação dos recursos humanos é cada vez mais reconhecida pela indústria têxtil e vestuário. Universidade do Minho, Modatex e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa revelam algumas das opções de formação nas diversas áreas da cadeia de produção de moda.

No campo do ensino superior, a Universidade do Minho tem uma oferta que abrange licenciaturas, mestrados e doutoramentos nos domínios da engenharia têxtil e design e marketing de moda. «Os projetos de ensino do Departamento de Engenharia Têxtil procuram formar profissionais competentes, criativos, dinamizadores e mobilizadores para os vários sectores da indústria têxtil e do vestuário», salienta a instituição de ensino no suplemento Investir no Conhecimento, publicado na edição de maio do Jornal Têxtil. A Universidade do Minho destaca ainda o design de moda e o 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, onde são desenvolvidos «projetos de investigação com empresas nacionais e internacionais com forte ligação aos projetos de ensino».

Vocacionado para a formação profissional, o Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios está presente no Porto, em Lisboa, na Covilhã, em Barcelos, Vila das Aves e Lousada e contempla uma vasta oferta formativa, desde design têxtil e moda a áreas mais específicas como fiação, tricotagem, modelação de vestuário, sistemas digitais de debuxo e gestão, logística e comércio internacional. O Modatex presta ainda serviços de formação e consultoria técnica.

Já a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa está vocacionada para o design de moda. «A moda na Faculdade de Arquitetura tem um lugar bem definido, com oferta formativa e instalações próprias. Quer no 1.º ciclo, quer no 2º, os alunos são recebidos por uma abordagem pragmática, com uma forte ênfase no projeto, de modo a orientá-lo para um modus operandi com vista para o mercado de trabalho», refere a instituição, que tem ainda um doutoramento em Design adaptável à área de interesse do aluno.

Saiba mais sobre estas três instituições de ensino e a sua oferta para a indústria têxtil, de vestuário e moda na publirreportagem Investir no Conhecimento, que faz parte integrante da edição de maio de 2021 do Jornal Têxtil.