Início Notícias Calçado

Friendly Fire Shoes, irreverência aos pés

Duas amigas na casa dos 20 juntaram-se a uma empresa nacional com mais de 20 anos de experiência no sector do calçado e, desta sinergia entre o know how e uma ideia de expressão vanguardista renasceu, em 2015, a Friendly Fire Shoes – marca bela adormecida que acordou com o chamamento de luxo irreverente de Alexandra Castro e Rute Marques.

Amigas de longa data, com uma paixão comum pela moda e uma vontade de dar corda a uma marca de calçado, Alexandra Castro e Rute Marques lançaram, em 2015, o isco à empresa de calçado vimaranense J.A.M. Fernandes & Filhos na esperança de conseguirem calçar os modelos dos seus sonhos. A Friendly Fire, marca que estava parada, teve então no sangue fresco das duas jovens uma segunda oportunidade.

Alexandra Castro e Rute Marques idealizaram a coleção de relançamento e, em setembro, apresentaram-na na feira de calçado Micam, em Milão. Os modelos não consensuais, inspirados pela conjugação improvável de cores, materiais e texturas, e que orbitam o mote “be classy, be bold”, tomaram, entretanto, conta do território nacional.

Toda a produção acontece em Guimarães, mas as vendas já estão espalhadas por 30 lojas em Portugal e ainda a calçar Irlanda, Grécia, França e Espanha.

«Neste momento, estamos apenas presentes em lojas multimarca que revendem a nossa marca. Apenas venderemos online a partir de 2017, de forma a não “competirmos” com as lojas que acreditaram em nós e tão bem nos representam», explica Rute Marques ao Portugal Têxtil sobre o facto de a morada online da marca não incluir vendas.

Prova do ambiente criativo disruptivo que os sapatos Friendly Fire calcorreiam, para esta primavera-verão, Iris Apfel, Gala González, Alexa Chung, Sophia Amoruso e Lily-Rose Depp são as musas da marca. Segundo o portal online da Friendly Fire, estas são mulheres que dizem «não» às regras, não têm medo de arriscar novas combinações e, como tal, emprestaram o nome aos cinco modelos disponibilizados para os dias quentes.

As propostas “Happy Girl”, assim foi batizada a coleção, incluem modelos mais desportivos – as Gala e as Alexa –, as plataformas Iris, as sandálias Sophia e os espadrilles Lily Rose. Dentro de cada modelo – todos em pele – há, depois, vários estilos, que podem incluir animal print, aplicações de pedras e papoilas tridimensionais, glitter e apontamentos dourados ou prateados. Os preços variam entre os 100 e os 300 euros.

«A primeira coleção da marca está agora no mercado e a ter um impacto e sucesso enormes. Estamos muito orgulhosos», reconhece Rute Marques ao Portugal Têxtil, referindo como bestseller as Gala Ocean Stones – modelo desportivo de linhas minimalistas e com aplicação de pedras numa tira amovível –, mas que «toda a coleção foi amplamente bem aceite».

Continuar a crescer de uma forma sustentada é, atualmente, o foco da Friendly Fire Shoes, sendo que na calha «estão muitas novidades, que serão reveladas no website e nas redes sociais» da marca brevemente. Para a estação fria, as aplicações em pelo da coleção “It girl” prometem conquistar os coordenados das amantes de calçado.