Início Arquivo

Futuro do Minho em debate

«Minho: que futuro?» vai ser este o ponto de partida e de análise do Fórum de Agentes de Desenvolvimento que terá lugar em Melgaço, nos próximos dias 11 e 12 de Março. Promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Cávado (ADRVC), o fórum pretende responder às dúvidas e incertezas face ao desenvolvimento da região, apontando caminhos para responder aos desafios colocados no futuro.

Oencontro conta com a participação, entre outros,de António Cunha (Universidade do Minho), Luís Novais (Vector 21.com), Manuel Teixeira (CENESTAP) e Xulio Pardellas de Blas (Universidade de Vigo).

De acordo com Helena Magalhães, directora geral da ADRVC, este Fórum está aberto a todos os actores locais e regionais públicos e privados, cuja intervenção contribua para o desenvolvimento da região do Minho, independentemente do sector específico de actuação. «Um Fórum agregador de vontades e a promoção do debate sobre e para o desenvolvimento afigura-se particularmente importante na actual conjuntura de início de uma nova legislatura, por um lado, e de negociação do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), por outro», destaca a responsável pelo evento.

Segundo a ADRVC, porque se trata de identificar, de forma clara e explícita, a vocação deste território num contexto de particular competitividade entre as regiões, e ao mesmo tempo assumir um modelo de desenvolvimento que permita ao Minho responder a desafios que lhe são colocados, a discussão abrange temas como ‘Os desafios da reconversão da fileira têxtil e do vestuário’.

Outro dos temas do debate será ‘Promoção das áreas emergentes: fileira das tecnologias de informação e comunicação e fileira automóvel’ e ainda ‘O aproveitamento das potencialidades do património endógeno da região.

O Fórum vai basear-se na formatação em painéis orientados por um coordenador, a quem caberá a intervenção de fundo e uma discussão alargada em torno das temáticas definidas.

O programa do fórum inicia-se pelas 10h30, no dia 11, com a presença de Rui Solheiro, presidente da Câmara de Melgaço, Cadima Ribeiro, da ADRVC, e Carlos Bernardo, vice-presidente da CCDR-N.

As conclusões do fórum estão agendadas para o dia 12, a partir das 12h.

Recorde-se que o Fórum de Agentes de Desenvolvimento é mais uma iniciativa que se enquadra na missão da ADRVC enquanto entidade facilitadora do processo de desenvolvimento regional.

As inscrições podem ser feitas através do Fax 253 609 199 ou por e-mail para o endereço [email protected] bragatel.pt.