«Embora uma versão digital não substitua uma feira física, é uma ferramenta importante e complementar que garante acessibilidade, continuidade e serviço – não apenas na situação atual sem precedentes. Valorizamos esta experiência e o valor duradouro acrescentado para os formatos híbridos futuros. No entanto, o evento físico, como um ponto de ancoragem, para nós e para os nossos parceiros da indústria de vestuário, calçados e acessórios, continua a ser absolutamente indispensável», afirma Ulrike Kähler, diretora-geral da Igedo Company, responsável pela organização da Gallery Fashion & Shoes.
O facto de a duração do certame digital ter sido alargada à luz das novas restrições fez com que os mais de 80 expositores e os dois mil visitantes que participaram, um número que «impressionou» a organização, tivessem um espaço que promovesse o desenvolvimento e também o crescimento dos negócios, alimentando sinergias na indústria e a colocação de pedidos.
«Em novembro/dezembro de 2020, tivemos de reagir rapidamente e, em muito pouco tempo, desenvolver um formato digital que não fosse apenas altamente funcional, mas também emocionalmente atrativo. Durante a preparação, foi ainda importante dissipar quaisquer reservas que os expositores pudessem ter relativamente à apresentação das respetivas marcas online», revela a diretora-geral da Igedo Company. «Consciencializar as pessoas de que os stands digitais precisam de ser projetados de uma maneira tão profissional e apelativa como na vida real também fez parte do processo de desenvolvimento. E o facto de a disponibilidade digital durante o horário comercial também ser uma obrigação para os expositores garantirem que estão lá para os visitantes fez igualmente parte do processo de aprendizagem», explica Ulrike Kähler.
Alcance alargado
Mesmo que o digital tenha sido uma solução alternativa bem-sucedida ao formato físico, este último nunca será substituível, mas sim melhorado com o complemento virtual que disponibiliza serviço adicional. «Uma apresentação virtual pode complementar e melhorar a experiência de ver um produto e sua qualidade na vida real, mas não a substitui totalmente a longo prazo», reforça a a diretora-geral da Igedo Company, acrescentando que a chegada da pandemia veio mostrar a importância de repensar a sazonalidade, dando abertura a uma maior flexibilidade com novos ritmos de encomendas.
Agendada inicialmente para março de 2021, a Gallery Shoes & Fashion tem data marcada de 18 a 20 de abril, mantendo a localização na Areal Böhler, em Düsseldorf. Em comunicado, a organização do evento híbrido, destaca que os preparativos para a feira física estão «bem encaminhados», preparando uma «oferta abrangente» para o sector.