Início Notícias Calçado

Gallery Shoes mantém-se de pé

O surto de coronavírus não demoveu a organização da feira de calçado que, com o apoio dos expositores e das associações alemãs do sector, decidiu manter a próxima edição do certame tal como planeado. De 8 a 10 de março, são esperadas cerca de 600 marcas na Areal Böhler em Düsseldorf, entre as quais 20 portuguesas.

«Após uma consulta intensiva e com o apoio da Associação Federal de Retalhistas de Calçado Alemães (BDSE) e a Associação Federal da Indústria Alemã de Calçado e Artigos em Couro (HDS/L), a Gallery Shoes, de 8 a 10 de março de 2020, irá prosseguir como programado», indica a organização do certame, a cargo da Igedo, num comunicado enviado hoje, 3 de março.

Ainda assim, refere o comunicado, a organização está a tomar medidas excecionais, nomeadamente com a «discussão de soluções individuais» para os expositores italianos e reforço da presença de médicos e de precauções de desinfeção em todo o espaço expositivo.

A Gallery Shoes deverá acolher, nos três dias, cerca de 600 marcas de 400 expositores, segundo os dados atuais disponíveis no website, entre as quais 20 presenças nacionais, incluindo a Ambitious, As Portuguesas, Felimini, Fly London, Fortunato O. Frederico, J. Moreira e Softinos.

Estes expositores estarão divididos, como habitualmente, pelas áreas Comfort, Premium, Contemporary, Urban e Kid’s. O layout traz novidades sobretudo aos espaços de reuniões, com o novo Buyers’ Lounge, no hall Alte Schmiedehallen, e na mostra de coleções em passerelle, que terão lugar duas vezes por dia na Altes Kesselhaus.

Ulrike Kähler

«Com novas localizações das zonas de catering, um novo Buyers’ Lounge e o Altes Kesselhaus como hall multifuncional para registo, comunicação social e eventos da indústria, uma área de passerelle e localização de eventos para encontros da indústria com cerca de 900 convidados, a próxima edição da Gallery Shoes tem inúmeras surpresas na manga», garante Ulrike Kähler, diretora-geral da Igedo Company.

O programa paralelo contempla, além dos desfiles, a apresentação das tendências para o outono-inverno 2020/2021, nomeadamente ao nível do negócio, com o contributo de Gudrun Allstädt e Simone Reiner, editores de moda na revista TextilWirtschaft, a antevisão da moda para a primavera-verão 2021 e o seminário “Oportunidades para os retalhistas: entre a experiência de compra em lojas e as vendas online na Europa”, entre outros.

Na edição de março de 2019, a Gallery Shoes reuniu cerca de 9.800 compradores profissionais, segundo a organização.

Gallery Fashion com balanço positivo

A feira “irmã” da Gallery Shoes, a Gallery Fashion, que decorreu de 25 a 27 de janeiro, encerrou numa nota otimista, com «um feedback positivo e muitas encomendas colocadas», destacou Ulrike Kähler.

«Com cinco dias de encomendas no total, incluindo o Showroom Concept [que conta mais dois dias, de 24 a 28 de janeiro], a Gallery Fashion na Areal Böhler correu muito bem. Tal como em anos anteriores, o fluxo de visitantes foi consistente e o domingo foi ainda mais movimentado. Houve muitos elogios pelo bem ponderado posicionamento dos stands de marcas dentro da Alte Schmiedehallen. Para a área Showroom Concept, já aceitamos pedidos de novas grandes agências para a edição de julho de 2020 e vemos muito potencial de expansão aí», acrescenta.

A visão dos expositores corrobora o otimismo da organização. «Estamos muito contentes com a forma como a feira decorreu. A Gallery Fashion é muito bem organizada. Tivemos muitas reuniões e estamos muito satisfeitos por termos atraído vários novos clientes», revela Stefan Basoglu, diretor de marketing da Corizzi Paris. «É o nosso 20.º aniversário com a Igedo este ano e temos sido capazes de manter a nossa posição no mercado ao longo deste tempo. Gostamos do conceito da Gallery Fashion porque as coleções são muito bem apresentadas. E estamos muito contentes por termos sido capazes de ganhar tantos clientes internacionais», acrescenta Snjezana Baksa, diretora comercial da XD Xenia Design.

A próxima edição da Gallery Fashion está agendada de 25 a 27 de julho.