Início Notícias Vestuário

Gant investe na economia circular

A marca norte-americana de moda acaba de lançar uma coleção-cápsula upcycled produzida a partir de desperdícios de tecidos, que dá continuidade à estratégia de sustentabilidade da Gant. As peças de vestuário estarão disponíveis exclusivamente online já este mês.

[©Gant]

A nova gama, batizada Remake, é composta por três peças para homem e duas para senhora num estilo preppy e surge como uma homenagem à história da Gant, que desde 1950 tem experimentado novas abordagens com restos de tecidos nas suas produções. «Esta coleção leva o nosso legado para o futuro», afirma Jessica Cederberg Wodmar. «É um exemplo perfeito de como uma técnica antiga e o artesanato continuam a ser relevantes hoje em dia. O caminho para um futuro de moda circular exige que olhemos para cada sobra de produto e descubramos como é que ele pode ser transformado em algo bonito», explica a diretora global de sustentabilidade e inovação da Gant.

Para celebrar as novas propostas, e se restruturar para uma mentalidade mais sustentável, a marca norte-americana estabeleceu uma parceria com o chef e food scientist David Zilber, que também participou na campanha de promoção. Tendo trabalhado como chef do laboratório de fermentação do Noma e coautor do livro mais vendido do New York Times sobre fermentação, Zilber é um dos nomes mais conceituados neste campo inovador onde a ciência se funde com a criatividade.

[©Gant]
A linha Remake estará disponível exclusivamente online ainda em maio e faz parte do manifesto de sustentabilidade da insígnia “Gant 7 rules”, que foi lançado em 2020 como as tónicas Refresh, Repair, Reuse, Rent, Regive, Remake and Recycle. «Com as peças Remake, a Gant pretende inspirar e convidar os seus clientes a assumirem a responsabilidade conjunta de prolongar a vida das suas peças de roupa. Esta coleção visa encorajar a criação de algo novo a partir de algo antigo, em vez de deitar fora», salienta a marca em comunicado.

Nascida em 1949 nos campus das universidades da costa leste norte-americana, a Gant cresceu na Europa e, hoje, está presente em mais de 70 mercados, 750 lojas e 4.000 pontos de venda selecionados. A marca oferece peças de vestuário, acessórios e artigos de decoração para homem, senhora e criança.