Início Notícias Tecnologia

Gerber e Suuchi juntas para reinventar a moda

As duas empresas decidiram reunir as suas valências para reduzir o desperdício no desenvolvimento de novas coleções de vestuário. A Gerber Technology será a parceira de software CAD da Suuchi, cuja tecnologia GRID permite digitalizar a cadeia de aprovisionamento.

A ideia é criar uma plataforma tecnológica para marcas e retalhistas de moda que una sustentabilidade, reatividade e eficiência, reduzindo o desperdício de materiais que pode resultar do desenvolvimento de novas propostas de moda.

«Toda a gente na indústria está consciente de como as amostras físicas podem gastar tempo e causarem desperdício e é por isso que muitas empresas começam a analisar soluções 3D», afirma Enrico Zamarra, diretor de vendas de soluções digitais para as Américas da Gerber Technology.

Enrico Zamarra

«Ao contrário de muitas soluções 3D no mercado, o que torna a Gerber diferente é que as amostras virtuais produzidas no AccuMark 3D são feitas a partir de dados reais de modelagem, o que assegura que o que se está a ver no ecrã pode realmente ser produzido, melhorando o ajuste e reduzindo muito a necessidade de amostras físicas», explica.

«Ao reduzir os ciclos de design e ao eliminar amostras físicas, estamos a cumprir ainda mais a nossa promessa aos nossos clientes», garante Suuchi Ramesh, fundadora e CEO da Suuchi, que, além de produzir vestuário, fornece software para outras empresas do universo da moda, incluindo marcas, retalhistas e produtoras. «Estamos muito contentes por juntar forças com outro pioneiro na tecnologia CAD e por estarmos a trabalhar para a nossa missão conjunta de reinventar as cadeias de aprovisionamento», afiança.

Mudar a norma

A Suuchi desenvolveu o software Suuchi GRID que liga todos os intervenientes na cadeia de aprovisionamento. O software, esclarece a empresa no seu website, permite uma melhor comunicação e colaboração entre toda a rede, eliminando atrasos no desenvolvimento do produto ou na produção, que são muitas vezes causadas pelas dificuldades de comunicação. «Através de análise preditiva, o software Suuchi GRID oferece uma visão integrada, permitindo decisões de planeamento mais eficientes», aponta. A Suuchi inclui uma rede de mais de 250 fornecedores de matérias-primas e mais de 400 fábricas sediadas nas Américas.

Segundo a empresa fundada por Suuchi Ramesh, a sua tecnologia tem o potencial de duplicar as margens e entregar os produtos 20 vezes mais rápido, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de inventário, os resíduos e as promoções.

Suuchi Ramesh

Em 2018, a Suuchi ganhou uma bolsa da Grow New Jersey no valor de 37,7 milhões de dólares para expandir o negócio e criar até 400 postos de trabalho avançados na produção de vestuário. Em junho, a empresa lançou um serviço de marca branca, batizado SuuchiX, que permite que os clientes selecionem peças das coleções de pronto-a-vestir, calçado, acessórios e têxteis-lar para serem produzidas e vendidas com as suas próprias marcas.

«O nosso objetivo, tanto com a plataforma central da Suuchi como com a nova SuuchiX, é fornecer a rapidez, transparência e flexibilidade para responder rapidamente à mudança de tendências e oferta de retalho flutuante. Com a SuuchiX, quer esteja a começar ou já bem estabelecido, é possível obter pronto-a-vestir com elevada qualidade e a chegar rapidamente ao mercado com o seu logótipo de marca e começar a vender imediatamente aos seus consumidores», revela Suuchi Ramesh. «O design e produção de moda até chegar à distribuição demora tipicamente semanas ou meses a acertar. Estamos a mudar esta norma ao oferecer designs de moda e têxteis-lar prontos que permitem que qualquer marca responda à procura dos consumidores em tempo real», admite.