Início Destaques

Gerber mostra produção customizada numa hora

A multinacional de origem norte-americana está a preparar uma demonstração sobre a customização e a produção on-demand. Com ligação ao Centro de Inovação em Nova Iorque, a Gerber Technology está a abrir gratuitamente o webinar “The Microfactory Process”, que se realiza a 17 de setembro, pelas 16 horas, a todos os interessados.

Texprocess 2019 [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH/Pietro Sutera]

A partir do Centro de Inovação em Nova Iorque, inaugurado em outubro de 2019, a multinacional tecnológica vai demonstrar o processo de criação de uma peça desde o design até ao produto final utilizando a microfábrica que desenvolveu.

O webinar, cujas inscrições, gratuitas podem ser feitas online aqui, decorre na próxima semana, dia 17 de setembro, a partir das 16 horas, hora de Lisboa, e promete mostrar todo o processo em apenas uma hora. «Durante uma hora iremos inspirá-lo e mostrar-lhe ao vivo a solução líder integrada para a produção on-demand com personalização», refere a Gerber Technology na apresentação da sessão, que terá lugar através da plataforma Zoom.

A solução do design ao corte, que não implica intervenção humana, foi apresentada na última edição da Texprocess, esteve em destaque no Modtissimo no ano passado e este ano teve direito a apresentação especial em Portugal nas instalações da Gerber Technology em Vila Nova de Gaia. «Fazemos a impressão através do software AccuMark da Gerber, criamos os moldes, criamos o modelo, imprimimos numa plotter de impressão digital [da Mimaki] e vai direto a uma máquina de corte, que está preparada especialmente para ler automaticamente as peças e cortar imediatamente. Desde a criação com o AccuMark até ao corte, passando diretamente à confeção, temos um processo totalmente fluído e contínuo, que permite ter uma peça pronta a usar em poucos minutos», explicou Francisco Aguiar, diretor de vendas da Gerber Portugal e mercados indiretos, ao Portugal Têxtil, na altura da apresentação em Frankfurt.

«O objetivo das nossas soluções end-to-end é integrar dados, processos e trabalho de equipa. Atualmente, as empresas têm vários sistemas e ferramentas para apoiar os seus processos. O nosso objetivo é ajudar os nossos clientes a digitalizar toda a sua cadeia de valor, permitindo-lhes colaborar virtualmente de forma mais eficiente e rentável», resumiu este ano, na celebração dos 30 anos de atividade da empresa em Portugal.

Texprocess 2019 [©Texprocess]
O digital e a indústria 4.0 têm sido uma clara aposta da multinacional, que tem procurado acompanhar e antecipar o mercado, incluindo o português. «Portugal está a aceitar bastante estas novas tecnologias, a integração, e isso tem-nos dado, a nós, uma base de trabalho bastante alargada. Estamos numa fase de começar a assimilar estas novas ferramentas que estamos a propor ao mercado e estamos a ser bem aceites», revelou, no ano passado, Francisco Aguiar. «Portugal está nitidamente a aderir, não há, neste momento, aquela mentalidade de “vamos ver, vamos esperar”. Não. Vamos à frente, estamos a apostar e isso nota-se nos resultados», garantiu o diretor de vendas da Gerber Portugal e mercados indiretos.

Este ano, face à situação de pandemia, a multinacional tem procurado contribuir para a luta contra a Covid-19, com o apoio à conversão para a produção de EPI’s, com soluções que foram já adotadas por empresas como a CBI.