Início Notícias Tecnologia

Gerber Technology troca de mãos

A especialista em sistemas integrados de software e automação para a indústria de vestuário foi comprada pela American Industrial Partners. O negócio vai permitir à Gerber Technology acelerar os planos de investimento e o lançamento de novos produtos.

A American Industrial Partners (AIP) adquiriu a totalidade das ações da Gerber Technology através do fundo American Industrial Partners Capital Fund VI – um fundo de 1,8 mil milhões de dólares (cerca de 1,6 mil milhões de euros).

Em comunicado, o CEO da Gerber Technology, Mike Elia, revelou-se animado com o investimento da AIP. «É um parceiro com quem partilhamos valores e uma paixão em facilitar a vida das pessoas que diariamente, nas indústrias que servimos, se dedicam a desenhar, produzir e comercializar artigos de uso corrente feitos a partir de tecido, couro, materiais compósitos ou semelhantes», declarou.

O negócio, de resto, é visto como um catalisador para os projetos da empresa norte-americana, que serve mais de 78 mil clientes em 130 países e que conta com diversas soluções direcionadas para a indústria de vestuário, como o YuniquePLM (ver Gerber Technology soma linhas ao PLM), o AccuMark (ver Gerber aumenta família) ou as máquinas de corte Paragon. «A nossa parceria com a AIP vai acelerar os nossos planos de investimento e o lançamento de novos produtos, permitindo às marcas, fabricantes e retalhistas colher os benefícios das tecnologias digitais integradas, incluindo 3D, Cloud, IoT (Internet das Coisas) e sistemas avançados de visão – por forma a alcançarem o seu máximo potencial o mais rapidamente possível», sublinhou Mike Elia.

O portefólio da AIP inclui atualmente empresas em mercados relacionados com os da Gerber, incluindo na indústria aeroespacial, automóvel e artes gráficas, que empregam mais de 24 mil pessoas em 28 países. «A tradição de inovação e liderança da Gerber, a sua ampla base instalada e o seu profundo conhecimento da indústria ajustam-se perfeitamente à nossa estratégia de investimento», considera Justin Fish, partner da AIP, que adianta que o objetivo da aquisição é apoiar o desenvolvimento da empresa. «Esperamos poder apoiar a equipa de gestão da Gerber na execução de iniciativas de crescimento, e ajudar os seus clientes a alcançar ganhos de produtividade através de software sofisticado e fácil de usar, máquinas inteligentes interconectadas, e um suporte e serviço pós-venda de qualidade mundial», resume.

A American Industrial Partners orientada para investimentos de controlo de capital em empresas industriais com base na América do Norte que sirvam os mercados nacionais e globais. Fundada em 1989, a empresa já realizou mais de 50 transações e tem atualmente 3,2 mil milhões de dólares de ativos sob gestão em nome de fundos de pensões e instituições financeiras.

A Gerber Technology fornece soluções em software e automação que ajudam os seus clientes, na indústria do vestuário e outras, a melhorar os processos de design, desenvolvimento de produto e produção, e a gerir mais eficazmente a cadeia de aprovisionamento. Regularmente, a empresa reúne os seus clientes num evento de dois dias – batizado Ideation – para apresentar e discutir novas soluções e desenvolvimentos. Em 2015, o evento decorreu em Las Vegas (ver Gerber repleta de novidades).